Buscar

[Laboratório Virtual – Movimentos da Articulação Glenoumeral] Na articulação glenoumeral (ombro), existem duas bolsas, localizadas de forma a evita...

[Laboratório Virtual – Movimentos da Articulação Glenoumeral] Na articulação glenoumeral (ombro), existem duas bolsas, localizadas de forma a evitar constantes atritos entre as partes ósseas e os tecidos moles adjacentes, denominadas subdeltoidea e subacromial. Especificamente, essas bolsas localizam-se numa zona de deslizamento entre um espaço virtual formado pelo arco acromioclavicular que, por sua vez, é formado pela relação do osso acrômio com o processo coracoide da clavícula. Essa relação se dá pelo ligamento coracoacromial de maneira que um teto protetor não permita impacto sobre as estruturas osteoligamentares (METZKER, 2010). Sobre o ombro, assinale a alternativa CORRETA:


A O ritmo escapuloumeral permite de 0 a 90° de amplitude em flexão com elevação. A cabeça longa do bíceps estabiliza a cabeça umeral, resistindo à força de pressão.
B O ombro realiza os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial, inversão e circundução.
C O manguito rotador é um estabilizador dinâmico, que impede o escorregamento da cabeça do úmero para fora da cavidade glenoidal da escápula durante atividades do dia a dia.
D O ombro é uma articulação biaxial com dois graus de liberdade e executa três movimentos.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÕES Cinesiologia e Biomecânica
6 pág.

Biomecnica e Cinesiologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: O manguito rotador é um estabilizador dinâmico, que impede o escorregamento da cabeça do úmero para fora da cavidade glenoidal da escápula durante atividades do dia a dia.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais