As estruturas metálicas estão sujeitas a ações permanentes, como o peso próprio, e a ações variáveis, como as sobrecargas de utilização e cargas de ventos. A viga principal em aço e de cobertura da Figura 1 a seguir, está solicitada por cargas linearmente distribuídas e perpendiculares à estrutura, e a Tabela 1 relaciona os valores de carregamentos lineares para este projeto. Considere as tabelas da NBR 8800 (ABNT, 2008) para o dimensionamento e ponderação dos esforços.
Sobre a etapa de definição dos esforços de cálculo para a viga principal da Figura 1, são feitas as seguintes afirmacoes: I. O item 1, da Tabela 1, não deve ser considerado para determinação do esforço de cálculo da viga principal, sendo que o item 2 corresponde a uma ação permanente e os demais são cargas variáveis. II. Por ocorrer três ações variáveis é preciso realizar três combinações de ações para identificar o valor da carga de projeto. III. O coeficiente de ponderação para a carga permanente é 1,25 e das ações variáveis são 1,5, 1,4 e 1,4 respectivamente conforme a Tabela 1. IV. Os valores entre parênteses correspondem aos coeficientes para as ações permanentes favoráveis à segurança. V. O valor da carga de projeto para dimensionamento e verificação da estrutura é 12,0 kN/m.
Figura 1 - Isométrica de estrutura metálica de cobertura. Tabela 1 - Valores de carregamentos distribuídos. 1 Peso próprio de alvenaria 3,5 kN/m 2 Peso próprio de estrutura metálica 4,5 kN/m 3 Sobrecarga de cobertura 1,5 kN/m 4 Vento em sobrepressão 5,0 kN/m 5 Vento em sucção 2,0 kN/m É correto o que se afirma somente em:
I. O item 1, da Tabela 1, não deve ser considerado para determinação do esforço de cálculo da viga principal, sendo que o item 2 corresponde a uma ação permanente e os demais são cargas variáveis. II. Por ocorrer três ações variáveis é preciso realizar três combinações de ações para identificar o valor da carga de projeto. III. O coeficiente de ponderação para a carga permanente é 1,25 e das ações variáveis são 1,5, 1,4 e 1,4 respectivamente conforme a Tabela 1. IV. Os valores entre parênteses correspondem aos coeficientes para as ações permanentes favoráveis à segurança. V. O valor da carga de projeto para dimensionamento e verificação da estrutura é 12,0 kN/m. a) I, II, III e IV. b) II, III, IV e V. c) I, III, IV e V. d) I, II, IV e V. e) I, II, III e V.
O engenheiro projetista de estruturas tem como atribuição lançar e dimensionar estruturas, sendo estas compatíveis com as especificações de segurança definidas por normas técnicas, e sempre avaliando as limitações práticas que causam dificuldades de execução das obras. As normas técnicas instituem os critérios comuns de especificações e segurança para elaboração dos projetos estruturais.
As asserções a seguir referem-se aos métodos de cálculos de estruturas metálicas. Analise as afirmações a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Na definição da carga de projeto temos diferentes combinações de ações, nas quais haverá a identificação da situação mais desfavorável. ( ) O estado limite último está associado aos casos de cargas excessivas com consequente colapso da estrutura. ( ) No estado limite de serviço a estrutura apresenta deformação ou vibração excessiva, associada com carga excessiva. ( ) No estado limite último a estrutura apresenta risco iminente de ruína, devendo ser reparada imediatamente. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Na definição da carga de projeto temos diferentes combinações de ações, nas quais haverá a identificação da situação mais desfavorável. ( ) O estado limite último está associado aos casos de cargas excessivas com consequente colapso da estrutura. ( ) No estado limite de serviço a estrutura apresenta deformação ou vibração excessiva, associada com carga excessiva. ( ) No estado limite último a estrutura apresenta risco iminente de ruína, devendo ser reparada imediatamente. a) F – V – F – V. b) F – V – F – F. c) V – V – F – V. d) V – V – V – F. e) V – F – V – V.
Ligações são as técnicas construtivas que estabelecem a junção dos elementos da estrutura entre si, ou da sua união com elementos externos, como os blocos de fundação. Nas estruturas em aço, os meio de ligação mais utilizados para a união de elementos estruturais são os parafusos e a solda elétrica.
De acordo com as informações na tabela a seguir, faça a associação dos tipos de ligações contidos na Coluna A com as características distintivas entre estas, que estão apresentadas na Coluna B.
Tipo de ligação - A Características distintivas - B I. Soldada 1 Maior suporte à fadiga. 2 Exigência de qualificação do operário. 3 Rapidez das ligações na montagem. 4 Facilidade de pintura e proteção. 5 Desmontagem facilitada. 6 Facilidade de execução em estruturas existentes. II. Parafusada 7 Estanqueidade. 8 Laborioso controle de qualidade na obra. 9 Facilidade de limpeza. 10 Economia em relação à
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Determine o valor do carregamento de projeto (F) no cordão de solda, a que está submetido a ligação da figura a seguir, sendo esta uma ação decorrente de uso e ocupação normal, com coeficiente de segurança igual 1,35 (¿a2). No projeto existente consta que foi utilizado o eletrodo E60 e aço ASTM A36, a garganta da solda mede 3,5 mm e o comprimento 150 mm.
a) 96,83 kN b) 261,44 kN c) 161,55 kN d) 193,66 kN e) 58,09 kN
Considerando a Figura 1 de uma ligação soldada com as respectivas simbologias, analise as afirmacoes a seguir:
I. Trata-se de uma ligação com transpasse, segundo a posição relativa das peças. II. Trata-se de uma posição plana de soldagem, por eletrodo E60. III. Solda de entalhe com chanfro em V, com ângulo do bisel de 65º. IV. A profundidade de preparação do bisel é de 8 mm. a) II e III. b) II, III e IV. c) I, II, e III. d) I, III e IV. e) I, II e IV.