Buscar

Joelma, agente pública, ocupante de cargo em comissão e ordenadora de despesas em autarquia federal, deixou de prestar contas …?

Joelma, agente pública, ocupante de cargo em comissão e ordenadora de despesas em autarquia federal, deixou de prestar contas a que estava obrigada, por força de lei, no ano de 2010. Em apuração interna da entidade, promovida no ano de 2012, restou comprovado que essa omissão ocasionou prejuízo ao Erário, não tendo sido verificado enriquecimento ilícito da agente. Em março de 2017, o Ministério Público Federal ingressou com ação de improbidade administrativa contra Joelma. A partir dessa situação hipotética, e considerando que Joelma fora exonerada do cargo que ocupava em janeiro de 2016, responda ao que se pede:

A) Mero ocupante de cargo em comissão pode ser responsabilizado por ato de improbidade administrativa quando não há enriquecimento ilícito? B) Houve, no caso em comento, prescrição para a ação de improbidade e para o ressarcimento do prejuízo apurado ao Erário? C) É possível a responsabilização de agente público por ato de improbidade administrativa quando não se verifica, em sua ação, dolo ou culpa, mas apenas irregularidade ou ilegalidade?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) Sim, o mero ocupante de cargo em comissão pode ser responsabilizado por ato de improbidade administrativa mesmo quando não há enriquecimento ilícito. A improbidade administrativa pode ocorrer por diversas condutas, como o não cumprimento de obrigações legais, independentemente de haver enriquecimento pessoal. B) No caso em questão, é necessário analisar a legislação específica sobre prescrição para ação de improbidade administrativa e para o ressarcimento do prejuízo ao Erário. Recomenda-se consultar a legislação vigente para obter uma resposta precisa. C) Sim, é possível a responsabilização de um agente público por ato de improbidade administrativa mesmo quando não há dolo ou culpa, mas apenas irregularidade ou ilegalidade. A Lei de Improbidade Administrativa prevê diversas condutas que podem configurar improbidade, independentemente da intenção do agente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais