O Art. 126 do CPC afirma que o juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. A questão das lacunas também é recorrente no âmbito dos estudos da Filosofia e da Teoria Geral do Direito. O jusfilósofo Norberto Bobbio, no livro Teoria do Ordenamento Jurídico apresenta um estudo sobre essa questão.
O autor denomina por lacuna ideológica a falta de uma norma
a) Legitimamente produzida pelo legislador democrático. b) Justa, que enseje uma solução satisfatória ao caso concreto. c) Que atenda às convicções ideológicas pessoais do juiz. d) Costumeira, que tenha surgido de práticas sociais inspiradas nos valores vigentes. a) Legitimamente produzida pelo legislador democrático. b) Justa, que enseje uma solução satisfatória ao caso concreto. c) Que atenda às convicções ideológicas pessoais do juiz. d) Costumeira, que tenha surgido de práticas sociais inspiradas nos valores vigentes.
Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais efetiva no Brasil, julgue o item seguinte.
Uma das alternativas que se observa atualmente no direito para agilizar sua utilização consiste na construção e valorização de outros instrumentos para a solução dos conflitos, que propiciam acesso eficiente, rápido e menos burocrático à justiça.
Certo Errado
Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais efetiva no Brasil, julgue o item seguinte.
No Brasil, o acesso à justiça, constitucionalmente previsto no capítulo que trata dos direitos e garantias individuais e coletivos, é formulado da seguinte forma: “A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”.
Certo Errado
Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais efetiva no Brasil, julgue o item seguinte.
A ideia de tornar a justiça mais efetiva deve ser entendida como um problema concreto e específico, independentemente da eliminação de eventuais obstáculos à tutela processual dos direitos, como, por exemplo, fatores econômicos, sociais ou políticos.
Certo Errado
O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
A luta por direitos (incluindo-se os direitos políticos) deriva de intensa e incansável trajetória de pressões das organizações de caráter social, que disputam os espaços de deliberação pública com os partidos políticos e raramente recorrem aos tribunais com o fim de alcançar os seus objetivos.
a) A capacidade plena de a pessoa reger sua vida, seus bens e sua aptidão para os atos da vida civil. b) Aquele sobre o qual não recai qualquer discussão por ser incontroverso. c) A faculdade ou possibilidade que tem uma pessoa de fazer prevalecer em juízo a sua vontade. d) O conjunto de regras jurídicas obrigatórias, em vigor no país, numa dada época. a) A capacidade plena de a pessoa reger sua vida, seus bens e sua aptidão para os atos da vida civil. b) Aquele sobre o qual não recai qualquer discussão por ser incontroverso. c) A faculdade ou possibilidade que tem uma pessoa de fazer prevalecer em juízo a sua vontade. d) O conjunto de regras jurídicas obrigatórias, em vigor no país, numa dada época.
Segundo Rawls, idealizador do liberalismo-igualitário — proposta que relaciona os conceitos de justiça e de equidade —, cada pessoa deve ter um direito igual ao sistema total mais extenso de liberdades básicas compatíveis com um sistema de liberdade similar para todos, o que ele considera o primeiro princípio da justiça.
Certo Errado
A teoria comunitarista, que tem Charles Taylor como um dos seus principais teóricos, surgiu no contexto da Guerra Fria, em oposição ao liberalismo.
Certo Errado
Herbert Hart considera que o direito é identificado a partir de um critério de validade de regras, enquanto Ronald Dworkin entende ser o direito um conceito interpretativo.