Buscar

Bens que integram patrimônio de ente federado que estejam ocupados pela empresa delegatária de serviços públicos são imunes. A empresa privada qu...

Bens que integram patrimônio de ente federado que estejam ocupados pela empresa delegatária de serviços públicos são imunes.


A empresa privada que presta serviços de iluminação pública e é remunerada pelo Município é beneficiada pela imunidade, visto que paga o ICMS à fazenda estadual e o inclui no preço do serviço disponibilizado ao usuário.
Bens que integram patrimônio de ente federado que estejam ocupados pela empresa delegatária de serviços públicos são imunes.
Os valores investidos pelos entes federados, bem como a renda auferida não são alcançadas pela imunidade no que se refere ao IOF e ao IR.
Promitente comprador de imóvel residencial transcrito em nome de autarquia não é contribuinte do imposto predial territorial urbano, pois está protegido pela imunidade recíproca. (Súmula 583\STF)
A imunidade tributária recíproca alcança as contribuições (RE 378.144-AgR) e as taxas (RE 364.202).

Essa pergunta também está no material:

Simulado II DIREITO FINANCEIRO APLICADO
5 pág.

Direito Financeiro Aplicado Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A imunidade tributária recíproca é um princípio constitucional que estabelece que entes federativos não podem cobrar impostos uns dos outros. Portanto, bens que fazem parte do patrimônio de um ente federado e estão ocupados por uma empresa delegatária de serviços públicos são imunes a impostos. Isso significa que a empresa privada que presta serviços de iluminação pública e é remunerada pelo Município é beneficiada pela imunidade, pois paga o ICMS à fazenda estadual e o inclui no preço do serviço disponibilizado ao usuário. Além disso, os valores investidos pelos entes federados e a renda auferida não são alcançados pela imunidade no que se refere ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e ao IR (Imposto de Renda). O promitente comprador de um imóvel residencial transcrito em nome de uma autarquia também está protegido pela imunidade recíproca, ou seja, não é considerado contribuinte do imposto predial territorial urbano. Vale ressaltar que a imunidade tributária recíproca também se aplica às contribuições e às taxas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais