Buscar

O tecido nervoso apresenta dois componentes principais: os neurônios, que são células com prolongamentos, e vários tipos de células da glia, que su...

O tecido nervoso apresenta dois componentes principais: os neurônios, que são células com prolongamentos, e vários tipos de células da glia, que sustentam os neurônios e participam de funções importantes para a sua atividade. O tecido nervoso é distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações, que constitui o sistema nervoso.

 

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Histologia básica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.


 

Analise a imagem abaixo:  





Sabemos que os neurônios podem ser classificados levando em consideração a sua forma. Sobre o tecido nervoso, assinale a altlernativa correta.

Alternativas


Alternativa 1:


O neurônio 1 é um típico exemplo de neurônio bipolar pois possui dois prolongamentos, um dendrito e um axônio. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio.


Alternativa 2:


O neurônio apresentado em 1 pode ser encontrado na mucosa olfatória, na retina, nos gânglios vestibular e coclear. Já a estrutura demarcada em B representa os axônios terminais dos neurônios.


Alternativa 3:


O neurônio 3 é um neurônio multipolar e pode ser encontrado na medula espinal, no cérebro e no cerebelo. Já a estrutura evidenciada em A trata-se de axônios terminais, importantíssimos para a sinapse neuronal


Alternativa 4:


A estrutura evidenciada em A corresponde aos dendritos, um tipo de prolongamento neuronal, que neste caso está em um neurônio multipolar.


Alternativa 5:


A estrutura B presente no neurônio 1 poderia se comunicar com a estrutura A presente no neurônio 2 e assim poderíamos ter uma sinapse entre estes dois neurônios.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais