Buscar

A Emenda Constitucional 103/2019 promoveu uma ampla reforma nas regras previdenciárias do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e dos Regimes P...

A Emenda Constitucional 103/2019 promoveu uma ampla reforma nas regras previdenciárias do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Trouxe também diversas normas relativas à administração pública que têm impacto previdenciário. Assinale a alternativa que contempla normas previstas na EC 103/2019, que impactam a gestão municipal.


a) Em caso de concessão de aposentadoria pelo Instituto do Seguro Nacional (INSS), o servidor poderá continuar em seu cargo efetivo no ente recebendo remuneração do cargo e aposentadoria.
b) Em caso de concessão de aposentadoria de servidor efetivo vinculado ao RPPS, ele poderá continuar em seu cargo no ente recebendo remuneração do cargo e aposentadoria. O ente poderá prever a incorporação de vantagens de ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão na remuneração do servidor.
c) Em caso de concessão de aposentadoria de servidor pelo RPPS ou pelo INSS, ele não poderá continuar em seu cargo no ente federativo, operando-se a vacância do cargo efetivo. Incorporação de vantagens de ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do servidor ocorridas antes da EC n° 103/2019 devem ser revistas.
d) Em caso de concessão de aposentadoria de servidor pelo RPPS ou pelo INSS, o ente federativo fica impedido de receber recursos da compensação previdenciária pelo INSS.
e) A EC n° 103/2019 possibilitou que os municípios estabeleçam idades e tempo de contribuição diferenciados para servidores com deficiência e os expostos a agentes nocivos prejudiciais à saúde. A idade do professor deve ser reduzida em 5 anos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que contempla normas previstas na EC 103/2019, que impactam a gestão municipal, é a letra C: "Em caso de concessão de aposentadoria de servidor pelo RPPS ou pelo INSS, ele não poderá continuar em seu cargo no ente federativo, operando-se a vacância do cargo efetivo. Incorporação de vantagens de ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do servidor ocorridas antes da EC n° 103/2019 devem ser revistas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais