Buscar

1-     Explique o processo de deglutição.

💡 1 Resposta

User badge image

Luiz Oliveira

A deglutição é o processo pelo qual engolimos alimentos e líquidos, levando-os da boca para o estômago. É uma ação complexa que envolve uma série de etapas coordenadas. Vamos explicar o processo de deglutição em três fases principais:

  1. Fase oral preparatória: Essa fase ocorre na boca e envolve a preparação do alimento para a deglutição. Os músculos da mastigação trabalham para triturar o alimento e misturá-lo com a saliva, formando um bolo alimentar. A língua desempenha um papel importante na manipulação do alimento e na formação do bolo.
  2. Fase oral transitória: Nesta fase, o bolo alimentar é empurrado para a parte de trás da boca pela língua. A língua se eleva e pressiona o bolo contra o palato (céu da boca), impulsionando-o em direção à faringe. Esse movimento é voluntário e controlado pela pessoa.
  3. Fase faríngea e esofágica: Nessa fase, o controle passa do controle voluntário para o reflexo involuntário. O bolo alimentar passa pela faringe e entra no esôfago, o tubo muscular que liga a garganta ao estômago. Durante essa transição, a epiglote, uma pequena cartilagem, fecha a glote (a abertura das vias respiratórias) para evitar que o alimento entre nas vias respiratórias. A comida passa pelo esôfago por meio de contrações musculares rítmicas chamadas de movimentos peristálticos, que empurram o alimento em direção ao estômago. A epiglote se abre novamente para permitir a passagem de ar para os pulmões.

É importante notar que a deglutição é um processo altamente coordenado que envolve a interação de músculos, nervos e estruturas anatômicas específicas. Qualquer disfunção nesse processo pode levar a problemas de deglutição, também conhecidos como disfagia, que podem afetar a capacidade de uma pessoa se alimentar adequadamente.

É fundamental lembrar que esta explicação oferece uma visão geral simplificada do processo de deglutição. Em casos de disfagia ou outras preocupações relacionadas à deglutição, é importante buscar a orientação de profissionais de saúde, como fonoaudiólogos ou médicos especializados em disfagia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais