Buscar

As instalações prediais de esgoto sanitário têm a função de fazer a coleta dos efluentes de aparelhos sanitários, como pias de cozinha, lavatórios,...

As instalações prediais de esgoto sanitário têm a função de fazer a coleta dos efluentes de aparelhos sanitários, como pias de cozinha, lavatórios, vasos sanitários e chuveiros, dando a eles a correta destinação, podendo ser para o coletor público, ou até mesmo para fossas sépticas caso não exista sistema de esgotamento público. Uma das grandes preocupações das instalações prediais de esgoto sanitário é garantir higiene e conforto ao usuário, bem como evitar contaminação do solo ou águas.

Como os demais projetos prediais (elétrico, hidráulico e pluvial), o projeto das instalações de esgoto deve ser cuidadosamente pensado e dimensionado, de modo a propor ao contratante um sistema de fácil execução, com menor custo possível e que respeite os outros sistemas construtivos da edificação. Este último fator é o mais importante para evitar interferências entre o projeto de esgoto e o estrutural, por exemplo, já que as tubulações têm um diâmetro nominal consideravelmente grande, não podendo simplesmente transpor vigas ou pilares.

​​​​​​​

​​​​​​A partir da planta arquitetônica apresentada, a qual já mostra os pontos do tubo de queda (TQ) e coluna de ventilação (CV), além da posição da caixa sifonada (CS) e do ralo seco (RS), proponha um traçado para as tubulações de esgoto e o sistema de ventilação dessa instalação. Dimensione também os diâmetros nominais para as tubulações utilizadas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na descrição fornecida, é necessário analisar a planta arquitetônica apresentada para propor um traçado para as tubulações de esgoto e o sistema de ventilação da instalação. Além disso, é importante dimensionar os diâmetros nominais das tubulações utilizadas. Infelizmente, como sou um assistente de texto, não consigo visualizar a planta arquitetônica ou realizar cálculos específicos. Recomendo que você consulte um profissional especializado na área de projetos hidrossanitários para obter a melhor solução para o seu caso.

0
Dislike0
User badge image

Débora Montezano

A partir da planta arquitetônica apresentada, a qual já mostra os pontos do tubo de queda (TQ) e coluna de ventilação (CV), além da posição da caixa sifonada (CS) e do ralo seco (RS), proponha um traçado para as tubulações de esgoto e o sistema de ventilação dessa instalação. Dimensione também os diâmetros nominais para as tubulações utilizadas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais