Buscar

Leia o fragmento de texto a seguir: “As plantas são seres vivos que mantêm o metabolismo que proporciona o seu crescimento e desenvolvimento duran...

Leia o fragmento de texto a seguir:

“As plantas são seres vivos que mantêm o metabolismo que proporciona o seu crescimento e desenvolvimento durante todo o seu ciclo de vida, pois a maioria dos órgãos apresentam crescimento contínuo até a morte. ”

Fonte: Citação elaborada pelo (a) autor (a) desta questão

Considerando a passagem de texto apresentada e os conteúdos do livro-base Morfologia, Fisiologia Vegetal e Botânica, Aula 4 – Tema 4, sobre o crescimento e desenvolvimento vegetal, relacione corretamente os termos a seguir com seus respectivos conceitos:

1. Crescimento
2. Desenvolvimento
3. Diferenciação
4. Morfogênese

( ) Corresponde ao aumento em volume dos órgãos (exemplos: altura da planta, diâmetro do caule, área foliar) ou em relação à massa (biomassa úmida/verde e biomassa seca).

( ) Fenômeno que ocorre na formação de células especializadas e de tecidos que desempenham funções específicas durante o desenvolvimento das plantas.

( ) Fenômeno que está relacionado com as características físicas da planta, tanto em relação à aparência quanto ao desenvolvimento estrutural.

( ) Alterações quantitativas e qualitativas que acontecem na estrutura, nas funções fisiológicas e nos órgãos vegetais.

Nota: 10.0

A 2 – 4 – 3 – 1
B 1 – 2 – 3 – 4
C 1 – 4 – 3 – 2
D 2 – 4 – 1 – 3
E 1 – 3 – 4 – 2

Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 1 – 3 – 4 – 2, correspondente à alternativa E.
Segundo o (livro-base, p. 20): Crescimento: alterações quantitativas que acontecem em todo o ciclo de vida da planta. Ocorre a partir da divisão celular, bem como do aumento volumétrico das células. Portanto, corresponde ao aumento em volume dos órgãos (exemplos: altura da planta, diâmetro do caule, área foliar) ou em relação à massa (biomassa úmida/verde e biomassa seca). Desenvolvimento: alterações quantitativas e qualitativas que acontecem na estrutura, nas funções fisiológicas e nos órgãos vegetais. Ocorre durante os processos de gênesis, crescimento, maturação e senescência de um indivíduo (ontogenia) e na sucessão de gerações (filogenia). Envolve todos os outros processos descritos aqui: crescimento, diferenciação e morfogênese. Diferenciação: fenômeno que ocorre na formação de células especializadas e de tecidos que desempenham funções específicas durante o desenvolvimento das plantas. Os processos de replicação e multiplicação celular dependem desse fenômeno para a produção das diferentes células que compõem o vegetal. Morfogênese: fenômeno que está relacionado com as características físicas da planta, tanto em relação à aparência quanto ao desenvolvimento estrutural. Muitos fatores interferem nesse fenômeno, podendo ser genéticos, ambientais e a interação entre eles.


A 2 – 4 – 3 – 1
B 1 – 2 – 3 – 4
C 1 – 4 – 3 – 2
D 2 – 4 – 1 – 3
E 1 – 3 – 4 – 2

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é: A 1 – 3 – 4 – 2.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais