Buscar

A partir de consulta ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, especifique a importância de se trabalhar o eixo Natureza e Socie...

A partir de consulta ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, especifique a importância de se trabalhar o eixo Natureza e Sociedade na Educação Infantil.

💡 1 Resposta

User badge image

Léia Vasconcelos

O eixo Natureza e Sociedade na Educação Infantil possui grande importância, visto que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento integral das crianças e possibilitar a construção de conhecimentos sobre o mundo natural e social.

Ao trabalhar esse eixo, as crianças têm a oportunidade de explorar, observar e investigar o ambiente ao seu redor, desenvolvendo habilidades científicas e ampliando seu repertório sobre temas relacionados à natureza, como os diferentes seres vivos, seus ciclos de vida, características físicas e suas interações com o ambiente.

Além disso, a abordagem do eixo Natureza e Sociedade permite que as crianças compreendam a importância da preservação do meio ambiente e adquiram atitudes de respeito e cuidado com a natureza, contribuindo para a formação de pessoas conscientes e responsáveis em relação às questões ambientais.

No âmbito social, esse eixo também proporciona às crianças a oportunidade de conhecer e compreender as diferentes culturas, tradições, formas de organização social e suas relações. Por meio de atividades que abordem a diversidade cultural, por exemplo, as crianças desenvolvem a empatia, respeito à diversidade e ampliam sua capacidade de se relacionar com o outro.

Desse modo, o trabalho com o eixo Natureza e Sociedade na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e ético das crianças, proporcionando uma formação integral e possibilitando que elas se tornem cidadãs conscientes, participativas e comprometidas com a construção de um mundo mais sustentável e inclusivo.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais