Buscar

Bourdieu e Passeron, na obra “A Reprodução”, consideram que toda ação pedagógica é objetivamente resultante de relações de dominação, de imposições...

Bourdieu e Passeron, na obra “A Reprodução”, consideram que toda ação pedagógica é objetivamente resultante de relações de dominação, de imposições, de um poder arbitrário, de um arbitrário cultural, ou seja, de violência simbólica. Como esses autores definem violência simbólica?


É a imposição legítima e dissimulada, com a interiorização da cultura dominante. O dominado não se opõe ao seu opressor, já que não se percebe como vítima desse processo. Ocorre uma naturalização da violência.

Essa pergunta também está no material:

Aspectos Sociológicos no Estudo das Religiões
10 pág.

Ciência da Religião Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Bourdieu e Passeron definem a violência simbólica como a imposição legítima e dissimulada, na qual a cultura dominante é interiorizada. O dominado não se opõe ao seu opressor, pois não percebe a si mesmo como vítima desse processo. Assim, ocorre uma naturalização da violência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais