Buscar

4) Sobre inflamação granulomatosa: a) cite as doenças em que ela ocorre: Tuberculose, Hanseníase, Sífilis, Doença da arranhadura do gato, Sarcoid...

4) Sobre inflamação granulomatosa:


a) cite as doenças em que ela ocorre: Tuberculose, Hanseníase, Sífilis, Doença da arranhadura do gato, Sarcoidose, Linfogranuloma inguinal, Brucelose, Beriliose.
b) descreva um granuloma: é um foco de inflamação crônica constituído por agregados microscópicos de macrófago transformados em células semelhantes a células epiteliais (células epitelióides) cercadas por um colar de leucócitos mononucleares, especialmente linfócitos e, ocasionalmente, plasmócitos. Freqüentemente, as células epiteilióides se fundem para formar as células gigantes. Os granulomas mais velhos desenvolvem uma cápsula de fibroblastos e tecido conjuntivo.
c) diferencia granuloma de corpo estranho de granuloma imune: Granuloma de corpo estranho: provocados por corpos estranhos relativamente inertes (silicone, talco, fibras); apresenta células gigantes do tipo corpo estranho distribuída ao acaso. Granuloma imune: provocada por partículas insolúveis, tipicamente microrganismos (Mycobacterium tuberculosis), que são capazes de induzir uma resposta imunológica celular; apresenta células gigantes de Langhans na periferia.

Essa pergunta também está no material:

questões de pato (todas as provas) doc
5 pág.

Física Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) As doenças em que ocorre a inflamação granulomatosa são: Tuberculose, Hanseníase, Sífilis, Doença da arranhadura do gato, Sarcoidose, Linfogranuloma inguinal, Brucelose e Beriliose. b) Um granuloma é um foco de inflamação crônica constituído por agregados microscópicos de macrófagos transformados em células semelhantes a células epiteliais (células epitelioides) cercadas por um colar de leucócitos mononucleares, especialmente linfócitos e, ocasionalmente, plasmócitos. Frequentemente, as células epitelioides se fundem para formar as células gigantes. Os granulomas mais antigos desenvolvem uma cápsula de fibroblastos e tecido conjuntivo. c) A diferença entre granuloma de corpo estranho e granuloma imune é a seguinte: - Granuloma de corpo estranho: é provocado por corpos estranhos relativamente inertes, como silicone, talco e fibras. Apresenta células gigantes do tipo corpo estranho distribuídas ao acaso. - Granuloma imune: é provocado por partículas insolúveis, tipicamente microrganismos como o Mycobacterium tuberculosis, que são capazes de induzir uma resposta imunológica celular. Apresenta células gigantes de Langhans na periferia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais