Buscar

Questão 3: Foi descoberto recentemente que os lisossomos participam da apoptose, ou seja, da morte celular programada quando a célula não está mais...

Questão 3: Foi descoberto recentemente que os lisossomos participam da apoptose, ou seja, da morte celular programada quando a célula não está mais funcionando corretamente. Também associamos aos lisossomos a Doença de Tay - Sachs, onde a ausência/deficiência de uma enzima lisossomal impede a degradação do gangliosídeo GM2 dos neurônios levando ao comprometimento da função neuronal. É uma doença degenerativa que leva ao óbito em pouco tempo. Assim é correto afirmar a respeito da função dos lisossomos:


A) Lisossomos são organelas citoplasmáticas que realizam a degradação e reciclagem dos metabólitos celulares através da digestão intracelular controlada por enzimas digestivas.
B) Lisossomos são, junto com os proteossomos, responsáveis por sintetizar proteínas. Quando esta organela deixa de sintetizar as proteínas necessárias a célula entra em apoptose.
C) Lisossomos são responsáveis pela respiração celular. O funcionamento incorreto desta organela leva à deficiência de ATP e o desencadeamento dos processos acima descritos.
D) Lisossomos são vesículas que liberam sais de cálcio responsáveis pelo enrijecimento do citoplasma.
E) Lisossomos são organelas responsáveis pela síntese do citoesqueleto. O funcionamento incorreto desta organela leva à deficiência de proteínas do citoesqueleto; a célula perda a forma e morre.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação biologia história e embriologia _ unip 2023
5 pág.

Biologia Celular e Embriologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) Lisossomos são organelas citoplasmáticas que realizam a degradação e reciclagem dos metabólitos celulares através da digestão intracelular controlada por enzimas digestivas. Os lisossomos são responsáveis pela digestão intracelular de substâncias, como proteínas, carboidratos e lipídios, e também pela degradação de organelas celulares danificadas ou envelhecidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais