Buscar

A citação a seguir está relacionada a um período da história brasileira do século XX: "O romance em que materializa esse projeto, O Cabeleira, [de ...

A citação a seguir está relacionada a um período da história brasileira do século XX: "O romance em que materializa esse projeto, O Cabeleira, [de Franklin se apoia em narrativas orais, algumas delas na forma de versos, que circulavam na província de Pernambuco, em torno desse bandido lendário. Em várias passagens do romance, Távora vai buscar nesses textos as imagens com que figura corpo, os gestos, as ações do lendário criminoso, seu entorno social, os costumes e paisagens de seu tempo." ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. As imagens retirantes. A constituição da figurabilidade da seca pela literatura do final do século XIX e do início do século XX. Varia Historia, Belo Horizonte, V. 33, n. 61, p. 225-251, jan./abr. 2017, p. 229-230. Disponível em: Acesso em: 27 jun. 2018. Com base em seu conhecimento, escolha a resposta adequada:


a. sobre o Brasil em geral. Tradições orais, para historiadores do século XXI, não são consideradas fontes tão importantes quanto as escritas, devido aos lapsos naturais da memória.
b. A obra de Franklin Távora não faz parte da discussão literária do fim do século XIX.
c. O cangaço não faz parte do contexto da virada do século XIX para XX.
d. A literatura das secas é uma das maiores contribuições de Franklin Távora, por mostrar um contexto social e político pouco registrado até então.

Essa pergunta também está no material:

Docência e prática de História do Brasil
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na citação apresentada, a resposta adequada é a alternativa d. A literatura das secas é uma das maiores contribuições de Franklin Távora, por mostrar um contexto social e político pouco registrado até então. A obra mencionada, "O Cabeleira", utiliza narrativas orais e versos que circulavam na província de Pernambuco, retratando o lendário criminoso e seu entorno social, costumes e paisagens da época.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais