Buscar

Durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funções apenas energéticas para os organismos. O avanço do estudo desses compostos, por...

Durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funções apenas energéticas para os organismos. O avanço do estudo desses compostos, porém, permitiu descobrir outros eventos biológicos relacionados aos carboidratos. Sobre esse assunto, analise cada afirmação a seguir e assinale a alternativa correta. 


I- Os carboidratos são importantes no reconhecimento celular. 

II- Carboidratos são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, conforme a fórmula química:

III- O amido, encontrado nas plantas, e o glicogênio, encontrado nos animais, são exemplos de carboidratos e têm como função a reserva de energia. 

IV- A ligação glicosídica é uma ligação de desidratação.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas: I- Os carboidratos são importantes no reconhecimento celular. - Correta. Os carboidratos desempenham um papel fundamental no reconhecimento celular, participando de processos de adesão e comunicação entre as células. II- Carboidratos são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, conforme a fórmula química: - Correta. A fórmula geral dos carboidratos é (CH2O)n, onde "n" representa o número de unidades de açúcar presentes na molécula. III- O amido, encontrado nas plantas, e o glicogênio, encontrado nos animais, são exemplos de carboidratos e têm como função a reserva de energia. - Correta. Tanto o amido quanto o glicogênio são exemplos de carboidratos de reserva, armazenando energia nas células vegetais e animais, respectivamente. IV- A ligação glicosídica é uma ligação de desidratação. - Correta. A ligação glicosídica é uma ligação química formada entre dois monossacarídeos, ocorrendo a eliminação de uma molécula de água durante o processo, caracterizando uma reação de desidratação. Portanto, a alternativa correta é: A) I, II, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais