Logo Passei Direto
Buscar

Fitopatologia

Colégio Objetivo
No que se refere à fitossanidade, analise a assertiva abaixo, julgando-a como verdadeira ou falsa, de acordo com a justificativa apresentada

Galha é um sintoma associado a doenças de plantas em que ocorre o desenvolvimento anormal de tecidos resultantes da hipertrofia e(ou) da hiperplasia.

Escolha uma opção:


a. Certo, porque o sintoma decorre do crescimento corriqueiro que as plantas apresentam para a renovação histológica
b. Errada, pois galhas não estão associadas à doenças de plantas. Galhas são reservas nutritivas de partes específicas da planta.
c. Certo, pois a formação do tecido tumoral que caracteriza a galha é a hiperplasia e/ou hipertrofia celular.
d. Errada, pois galha não provoca hiperplasia ou hipertrofia celular. A galha é resultado do bloqueio dos vasos lenhosos.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A assertiva apresentada é verdadeira. Galha é um sintoma associado a doenças de plantas em que ocorre o desenvolvimento anormal de tecidos resultantes da hipertrofia e/ou da hiperplasia celular. Portanto, a opção correta é a letra c.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os fitonematoides, assinale a afirmtiva correta

Escolha uma opção:


a. podem ser endoparasitas sedentários ou ectoparasitas migratórios apenas
b. são todos endoparasitas sedentários.
c. não podem transmitir fitoviroses.
d. podem ser endoparasitas ou ectoparasitas

O míldio (Plasmopara vitícola) é uma das principais doenças da videira no Brasil e no mundo. Sobre os sintomas dessa doença, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Nas folhas, os primeiros sintomas visíveis são manchas de coloração verde-clara de aspecto oleoso (manchas de óleo).
II. Nas folhas, podem aparecer manchas cloróticas com uma fina camada de pó branco acinzentado, facilmente removida, constituída pela frutificação do fungo.
III. As manchas tornam-se necrosadas, causando a queda da folha.
IV. Na inflorescência, a doença causa deformação, deixando-a com aspecto de gancho. Quando o ataque ocorre na fase de floração, as inflorescências secam e caem.
V. Em infecções precoces, as bagas tornam-se coriáceas e racham, expondo as sementes. Em ataques tardios, as bagas não racham, mas apresentam manchas reticuladas escuras na superfície.


a. Apenas V está correta.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Todas estão incorretas.

A Instrução Normativa n° 33, de 24 de agosto de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento − MAPA, diz respeito à exigência, uso e controle de documentos cuja emissão na origem atestam as condições da partida de plantas ou de produtos vegetais de acordo com as normas de sanidade vegetal do MAPA. Neste contexto, o Certificado Fitossanitário de Origem − CFO refere-se


a. à análise do risco com o objetivo de erradicação ou contenção de pragas quarentenárias ou para manejo de pragas não quarentenárias regulamentadas.
b. ao código de conduta para a importação e liberação de agentes de controle biológico exóticos, e certificado fitossanitário de origem consolidado.
c. à origem, sendo relacionado à Unidade de Produção, de propriedade rural ou de área de agro extrativismo, a partir da qual saem partidas de plantas ou de produtos vegetais certificados.
d. ao Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal, e aos efeitos dos níveis de tolerância e ao Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado.

Mais conteúdos dessa disciplina