Buscar

Sabendo-se que a aparência das lesões cutâneas é importante ferramenta que contribui para a busca de diagnósticos diferenciais para o clínico de pe...

Sabendo-se que a aparência das lesões cutâneas é importante ferramenta que contribui para a busca de diagnósticos diferenciais para o clínico de pequenos animais, analise os tipos de lesões apresentados nos itens I, II e III e, em seguida, assinale a alternativa INCORRETA.

I. Lesões de crescimento tipicamente centrífugo, descamativas, crostosas e alopécicas, com ampla variação configuracional (circulares, anulares, iridiformes e serpiginosas).
II. Alopecia, descamação e crostas, discromia, representada principalmente por eritema e hipercromia, associados à hiperqueratose, liquenificação e oleosidade aumentada da pele.
III. Lesões caracterizadas por pápulas, nódulos, tumores e gomas, crostas hemorrágicas, úlceras e fístulas.
A) Apesar do item II contemplar lesões bastante sugestivas de malasseziose canina, especialmente quando na presença de odor rançoso característico, essa dermatopatia não pode ser diagnosticada apenas pelo exame físico, pois as lesões mimetizam qualquer dermatite hiperplásica crônica, e a distribuição lesional segue os padrões da doença cutânea de base, não sendo específica à levedurose.
B) Quando presentes na região da ponte nasal felina, criptococose e esporotricose se configurariam, certamente, como diagnósticos diferenciais das lesões observadas no item III. Entretanto, outros diferenciais como leishmaniose, síndrome lepróide, micobacteriose tegumentar atípica e neoplasias nunca poderiam ser desconsiderados.
C) O item I traz lesões características de dermatofitose, a qual poderia ser descartada, caso a fluorescência pela lâmpada de Wood resultasse negativa.
D) Quando associadas à letargia, depressão mental, termofilia, intolerância ao exercício e ganho de peso, sem correspondente elevação do apetite, as lesões apresentadas no item II poderiam ser encontradas em caninos hipotireoideos.

Essa pergunta também está no material:

Prova UFU
26 pág.

Anatomia Veterinária I Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. O item I traz lesões características de dermatofitose, a qual poderia ser descartada, caso a fluorescência pela lâmpada de Wood resultasse negativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais