Buscar

A proposta principal desta unidade é definir conhecimento sobre procedimentos armazenados. Uma vez que esses procedimentos ficam armazenados no ban...

A proposta principal desta unidade é definir conhecimento sobre procedimentos armazenados. Uma vez que esses procedimentos ficam armazenados no banco de dados, ao usá-los, há a melhoria no desempenho do sistema como um todo, pois são executados do lado do servidor. Esses procedimentos reduzem tráfego na rede e possibilitam a reutilização de código. Capacitar-se nos fundamentos de tópicos avançados aumenta a habilidade de trabalhar com os bancos de dados. Nesta unidade, você ficará familiarizado com tópicos como virtualizações de tabelas, gatilhos e procedimentos armazenados. e permite criar visões ( views ) do modelo de dados. Na verdade, views são tabelas virtuais predefinidas, que resultam numa consulta derivada de outras tabelas, porém não requer armazenamento físico e, sim, virtual (PLEW; STEPHENS, 2000).
Usuários visualizam as views como uma tabela normal, porque uma view tem o aspecto de uma tabela comum e é acessada com uma tabela. Views são consideradas TABELAS VIRTUAIS, entretanto, quando uma visão é criada, uma instrução SQL SELECT é executada no banco de dados.
Embora, a virtualização gere certa limitação em operações de atualizações possíveis nas visões, contudo, em operações de consulta, não há restrições.
Numa instrução SELECT, para definição de uma visualização pode conter somente uma simples consulta, ou mais ainda, cálculos complexos, diversas funções explicitamente escritas, com a finalidade de manipular e resumir dados ao usuário.
Criando Virtualizações
Visões são objetos armazenados num banco de dados, entretanto, não ocupam espaço no servidor de dados com relação ao armazenamento. Logo, a diferença principal entre uma View e uma tabela diz respeito aos dados: enquanto a tabela ocupa espaço de armazenamento, pois possui dados físicos, a View não precisa de espaço de armazenamento, porque faz referência aos dados das tabelas utilizadas em sua criação.
Desse modo, uma visão fica armazenada em memória, ao contrário dos outros objetos de banco de dados. O proprietário do schema (ou o criador da visão) é o dono ( owner ) das views. Esse proprietário, da mesma maneira que nas tabelas, possui total privilégios sobre as views e pode conceder ou controlar privilégios a outros usuários sobre a virtualização por meio do comando GRANT, com a opção OPTION.
Criando Views
Virtualizações são criadas com o comando de instrução DDL (Data Definition Language) CREATE VIEW. Essa View pode ser criada com base em uma única tabela, múltiplas tabelas outras Views. A sintaxe básica de uma View é apresentada no exemplo de código a seguir (Quadro 2.1):
1. CREATE VIEW [nome_View]
2. AS
3. [instrução SQL]
4. [with cascade] [local] [check option]
Quadro 2.1 - Criando View
Fonte: Elaborado pelo autor
Na linha um, há o comando DDL de criação da View e o nome atribuído a essa visão. Na linha dois, há a palavra reservada AS (como), a linha três representa a instrução SQL SELECT em si. Views podem ser exploradas de diferentes maneiras. Esse processo dependerá da necessidade da visualização do negócio.


Essa pergunta também está no material:

PRÁTICAS DE BANCO DE DADOS 2
37 pág.

Modelagem e Prática em Bancos de Dados Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho fornecido, parece que a proposta principal desta unidade é fornecer conhecimento sobre procedimentos armazenados em bancos de dados. Esses procedimentos são armazenados no banco de dados e, ao serem utilizados, podem melhorar o desempenho do sistema, reduzir o tráfego na rede e permitir a reutilização de código. Além disso, a unidade também aborda tópicos como virtualização de tabelas, gatilhos e criação de visões (views) do modelo de dados. As views são consideradas tabelas virtuais e podem ser criadas usando o comando DDL CREATE VIEW, baseadas em uma ou várias tabelas ou outras views. O objetivo das views é fornecer uma maneira de visualizar os dados das tabelas de forma personalizada, sem ocupar espaço de armazenamento físico no servidor de dados. O proprietário do schema tem total controle sobre as views e pode conceder privilégios a outros usuários usando o comando GRANT.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais