Buscar

No Brasil, o Conselho Monetário Nacional (CMN) é o responsável pela regulação do mercado de câmbio, cabendo ao Banco Central do Brasil monitorar e ...

No Brasil, o Conselho Monetário Nacional (CMN) é o responsável pela regulação do mercado de câmbio, cabendo ao Banco Central do Brasil monitorar e garantir o funcionamento regular do mercado e o cumprimento da regulamentação.

[...] nele, são realizadas a compra e a venda de moeda estrangeira, para atender a diversas finalidades, como a compra de câmbio, para a importação; a venda, por parte dos exportadores; e venda/ compra, para viagens e turismo. As operações no mercado cambial são realizadas pelas instituições financeira autorizadas pelo Banco Central (VASCONCELLOS; GARCIA, 2009, p. 102).

Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. No regime de câmbio flutuante, a escassez de moeda estrangeira causa desvalorização da moeda nacional.

PORQUE

II. Com a escassez de moeda estrangeira a taxa de câmbio valoriza, e a moeda nacional passa a valer menos em relação à moeda estrangeira. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa pergunta também está no material:

Unidade 4
8 pág.

Teoria Macroeconômica Universidade PositivoUniversidade Positivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas, a alternativa correta é: b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. No regime de câmbio flutuante, a escassez de moeda estrangeira pode causar desvalorização da moeda nacional (asserção I). Porém, a asserção II afirma que com a escassez de moeda estrangeira, a taxa de câmbio valoriza e a moeda nacional passa a valer menos em relação à moeda estrangeira, o que não justifica diretamente a desvalorização da moeda nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais