Buscar

Sobre os Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes, responda V para Verdadeiro e F para falso: 1 ( V ) Na hipótese de hormesis, baixas doses ...

Sobre os Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes, responda V para Verdadeiro e F para falso:

1 ( V ) Na hipótese de hormesis, baixas doses de radiação podem estar associadas a efeitos benéficos.
( F ) A radiação ionizante pode interagir com a molécula de DNA por efeito direto e indireto. No efeito direto, a radiação interage com a molécula de água causando radiólise. No indireto, a radiação interage diretamente com o DNA.
( V ) Quando uma célula é irradiada, pode ser reparada por um sistema enzimático, ser permanentemente danificada, havendo a perpetuação desse dano, ou mesmo pode ocorrer morte celular.
( V ) O oxigênio pode potencializar o efeito indireto da radiação, por formar mais compostos reativos e tóxicos ao DNA.
( V ) O sequência correta de eventos para os efeitos biológicos são: etapa física (a radiação interage promovendo a excitação ou ionização de átomos); etapa biológica (o DNA é alterado); etapa química (a alteração do DNA leva a formação de radicais livres); e etapa orgânica (ocorre uma doença, por exemplo, câncer).
( V ) O efeito químico compreende radiólise da água, formação de radicais livres, combinação de radicais e formação de peróxidos, superóxidos, etc.
( V ) Quanto menor for a densidade de ionizações ao longo da trajetória da partícula ou do feixe de radiação, menor o seu poder de penetração.
( V ) Um exemplo de efeito imediato é a fase prodrômica da Síndrome Aguda da Radiação, caracterizada por sintomas como náusea, vômito e diarréia. As fases seguintes são caracterizadas por Síndromes: Hematológica, Gastrintestinal e do Sistema Nervoso Central.
( F ) Após a exposição à elevadas doses de radiação ionizante, ocorre a fase prodrômica (inicial), caracterizada por inflamação dos vasos sanguíneos e perda do controle motor.
( F ) A radiodermite é um exemplo efeito estocástico, onde não há limiar de dose para que ocorra a sua manifestação.

Essa pergunta também está no material:

AtividadeRadio(Biologia)PARTE-2 2
3 pág.

Biofísica Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1) V 2) F 3) V 4) V 5) V 6) V 7) V 8) V 9) F 10) F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais