Buscar

No ciclo geográfico elaborado por W. M. Davis, em 1899, são identificados três momentos: juventude, maturidade e senilidade. Nesse modelo evolutivo...

No ciclo geográfico elaborado por W. M. Davis, em 1899, são identificados três momentos: juventude, maturidade e senilidade. Nesse modelo evolutivo do relevo, qual é o mecanismo principal de evolução e o processo erosivo dominante?


a) O downwearing (aprofundamento vertical) é o mecanismo principal. O processo erosivo predominante é a erosão fluvial, comandada pelos rios.
b) O backwearing (abertura lateral dos canais e vertentes) é o mecanismo principal. O processo erosivo predominante é a erosão fluvial, comandada pelos rios.
c) O downwearing (aprofundamento vertical) é o mecanismo principal. O processo erosivo predominante é a erosão geoquímica, pela alteração das rochas que originam coberturas pedológicas.
d) O mecanismo de evolução do relevo corresponde a uma complexa interação entre processos verticais (downwearing) e de abertura lateral (backwearing). Os processos principais são a alteração geoquímica e a erosão fluvial.
e) O mecanismo principal é a abertura lateral dos canais e vertentes (backwearing). O processo erosivo predominante é a erosão geoquímica, pela alteração das rochas que originam coberturas pedológicas.

Essa pergunta também está no material:

Prova Online geomorfologia geral
6 pág.

Geografia UNIFACVESTEADUNIFACVESTEAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No ciclo geográfico elaborado por W. M. Davis, em 1899, o mecanismo principal de evolução do relevo é o downwearing (aprofundamento vertical). O processo erosivo dominante é a erosão fluvial, comandada pelos rios. Portanto, a alternativa correta é a letra a) O downwearing (aprofundamento vertical) é o mecanismo principal. O processo erosivo predominante é a erosão fluvial, comandada pelos rios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais