Buscar

Questão 1 A engenharia de software é a disciplina responsável pelo processo de desenvolvimento de aplicações, aplicando uma abordagem de teorias, m...

Questão 1
A engenharia de software é a disciplina responsável pelo processo de desenvolvimento de aplicações, aplicando uma abordagem de teorias, métodos e ferramentas para projetar e construir novos sistemas.

O engenheiro de software irá, por exemplo, estudar e aplicar técnicas para auxiliar no processo de elicitação de requisitos, além de aplicar boas práticas de programação no software que será construído, garantindo boa manutenibilidade e longevidade ao produto.

A engenharia de requisitos, por sua vez, se apresenta como um ramo da engenharia de software voltado para garantir que a metodologia adequada para cada fase da elicitação de requisitos seja feita de forma adequada e sistemática. Assinale a alternativa que apresenta as fases da elicitação de requisitos, na ordem correta de acontecimentos.

• Gerenciamento de requisitos, levantamento de requisitos, validação, especificação e estudo de viabilidade.

• Estudo de viabilidade, especificação, levantamento de requisitos, validação e gerenciamento de requisitos.

• Especificação, estudo de viabilidade, validação, levantamento de requisitos e gerenciamento de requisitos. • Estudo de viabilidade, levantamento de requisitos, especificação, validação e gerenciamento de requisitos.

• Estudo de viabilidade, especificação, gerenciamento de requisitos, levantamento de requisitos e validação.

Sua resposta
Estudo de viabilidade, levantamento de requisitos, especificação, validação e gerenciamento de requisitos.

A engenharia de requisitos é o ramo da engenharia de software responsável por todo o processo de elicitação de requisitos, compreendendo desde as fases iniciais de entendimento das necessidades do cliente e esboço inicial do conjunto de funcionalidades até a fase de validação dos requisitos funcionais e não funcionais que serão implementados pela aplicação. As etapas do processo de elicitação de requisitos, na ordem que acontecem, são: Estudo de viabilidade – Momento a partir do qual se analisa a viabilidade técnica das funcionalidades necessárias para a aplicação, conforme a linguagem de programação e recursos técnicos que serão utilizados; Levantamento de requisitos – Fase na qual os requisitos serão mapeados sem muito detalhamento, ainda de forma macro; Especificação de requisitos – Momento do refinamento dos requisitos levantados, com detalhes técnicos sobre as regras de negócio envolvidas e especificações técnicas para a codificação; Validação dos requisitos – Fase na qual o refinamento dos requisitos será validado junto ao cliente; Gerenciamento de requisitos – Momento que os requisitos serão atualizados, quando necessário, mantendo a coerência entre o que está implementado na aplicação com a documentação disponível.


a) Gerenciamento de requisitos, levantamento de requisitos, validação, especificação e estudo de viabilidade.
b) Estudo de viabilidade, especificação, levantamento de requisitos, validação e gerenciamento de requisitos.
c) Especificação, estudo de viabilidade, validação, levantamento de requisitos e gerenciamento de requisitos.
d) Estudo de viabilidade, levantamento de requisitos, especificação, validação e gerenciamento de requisitos.
e) Estudo de viabilidade, especificação, gerenciamento de requisitos, levantamento de requisitos e validação.

Essa pergunta também está no material:

Prova final de Engenharia de Requisitos AMPLI
18 pág.

Engenharia de Requisitos Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Estudo de viabilidade, levantamento de requisitos, especificação, validação e gerenciamento de requisitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais