Logo Passei Direto
Buscar

História

Colégio Objetivo
Para Gaarder, Hellern e Notaker (2005), além dos princípios religiosos terem perdido influência na vida social, também os conceitos éticos ensinados pelas religiões não afetam mais as questões sociais. Esse processo é conhecido por?


a. Descristianização.
b. Monoteísmo.
c. secularização
d. Laicidade.
e. Panteísta.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

De acordo com Gaarder, Hellern e Notaker (2005), o processo em que os princípios religiosos perdem influência na vida social e os conceitos éticos ensinados pelas religiões deixam de afetar as questões sociais é conhecido como secularização. Portanto, a alternativa correta é a letra c. secularização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As maiores religiões e sistemas filosóficos da Humanidade parecem corroborar as ideias difundidas, ao menos em parte, pelo sistema internacional de Direitos Humanos. Estamos falando de quais religiões?


a. Cristianismo, o Budismo, o Espiritismo e religião tradicional chinesa.
b. Cristianismo, o Budismo, o Espiritismo e tradições Afro-Brasileiras.
c. Cristianismo, o Judaísmo, o Islamismo, o Budismo, as religiões e tradições Afro-Brasileiras.
d. Cristianismo, o Budismo e tradições Afro-Brasileiras.
e. Cristianismo, o Budismo, o Espiritismo, o Hinduísmo e religião tradicional chinesa.

Antropólogos, principalmente, e outros estudiosos das religiões tentaram classificar as religiões mundiais em dois tipos: orientais e ocidentais. Nessa tentativa, consideraram ocidentais: o judaísmo, o islã e o cristianismo. No caso das religiões orientais, seriam consideradas: o hinduísmo, o budismo e o taoísmo. Sobre as Características religiosas orientais e ocidentais, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Visão linear da história, isto é, a história tem um começo e um fim; o mundo foi criado num certo ponto e um dia irá terminar. (Visão histórico ocidental)
( ) Visão cíclica da história, isto é, a história se repete num ciclo eterno e o mundo dura de eternidade a eternidade. (Visão histórico oriental)
( ) O divino está presente em tudo. Ele se manifesta em muitas divindades (politeísmo) ou como uma força impessoal que permeia tudo e a todos (panteísmo) (Conceito de Deus ocidental)
( ) Deus é criador; Ele é todo-poderoso e é único. O monoteísmo é tipicamente ocidental (Conceito de Deus oriental)
( ) O homem pode alcançar a união com o divino mediante a iluminação súbita e o conhecimento (Noção de humanidade oriental)
a. V, V, V, V, V.
b. V, V, F, F, V.
c. F, V, V, V, F.
d. V, F, V, F, F.
e. F, V, V, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina