Buscar

O esquema abaixo mostra de maneira simplificada o ciclo do nitrogênio na natureza. As letras A, B, C, D e E indicam processos metabólicos que ocorr...

O esquema abaixo mostra de maneira simplificada o ciclo do nitrogênio na natureza. As letras A, B, C, D e E indicam processos metabólicos que ocorrem neste ciclo.

01. o processo mostrado em A é realizado somente por bactérias simbiontes que vivem no interior das raízes de leguminosas.
02. as mesmas bactérias que realizam o processo A, realizam os processos D e E.
04. o esquema mostra que produtos nitrogenados originados de animais ou vegetais podem ser reaproveitados no ciclo.
08. o processo mostrado em D constitui uma etapa fundamental no ciclo, chamada de fixação do nitrogênio.
16. as plantas podem se utilizar diretamente da amônia e não dependem do processo que ocorre em C para obter os produtos nitrogenados.
32. o processo mostrado em E indica que os animais excretam a amônia.
64. o nitrogênio é importante para os seres vivos, pois entra na composição molecular dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos.

Essa pergunta também está no material:

Ecologia 2013 Ciclos biogeoquimicos
78 pág.

Biologia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas, temos: 01. Correta. O processo mostrado em A é a fixação do nitrogênio atmosférico pelas bactérias simbiontes que vivem no interior das raízes de leguminosas. 02. Incorreta. As bactérias que realizam o processo A não estão necessariamente envolvidas nos processos D e E. 04. Correta. O esquema mostra que produtos nitrogenados originados de animais ou vegetais podem ser reaproveitados no ciclo do nitrogênio. 08. Correta. O processo mostrado em D é a fixação do nitrogênio, que é uma etapa fundamental no ciclo. 16. Incorreta. As plantas dependem do processo que ocorre em C, que é a nitrificação, para obter os produtos nitrogenados. 32. Correta. O processo mostrado em E indica que os animais excretam a amônia. 64. Correta. O nitrogênio é importante para os seres vivos, pois entra na composição molecular dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos. Portanto, as afirmações corretas são: 01, 04, 08, 32 e 64.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais