Buscar

Em visita a uma pequena cidade do interior, Juvenal foi convencido pelos amigos a nadar em um laguinho de uma fazenda. Enquanto se banhava nas água...

Em visita a uma pequena cidade do interior, Juvenal foi convencido pelos amigos a nadar em um laguinho de uma fazenda. Enquanto se banhava nas águas, ele pôde observar muitos exemplares de animais que habitavam aquele lago, como peixes, caramujos e pequenos vermes aquáticos. Após o banho no lago, ele foi acometido de uma forte coceira em diversas partes do corpo. Depois de alguns meses, Juvenal passou a apresentar complicações hepáticas seguidas de um aumento considerável no volume de seu abdômen. Após a realização de uma série de exames médicos, verificou-se que Juvenal se encontrava acometido de uma séria parasitose, provocada por um platelminto, muito comum, ainda, no Brasil. Responda.
a) Qual a moléstia que acomete Juvenal?
b) Ao retornar a sua casa em São Paulo, qual a possibilidade de que Juvenal transmita a moléstia a seus familiares? Justifique sua resposta.
c) Que medida deve ser tomada com relação ao lago onde Juvenal se banhou, para que outras pessoas não fiquem doentes?


Essa pergunta também está no material:

Zoologia - Platelmintos
19 pág.

Biologia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A moléstia que acomete Juvenal é uma parasitose causada por um platelminto. b) A possibilidade de Juvenal transmitir a moléstia aos seus familiares em São Paulo é baixa, pois a transmissão geralmente ocorre por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados com os ovos ou larvas do parasita. No entanto, é sempre importante adotar medidas de higiene, como lavar as mãos adequadamente, para prevenir qualquer tipo de contaminação. c) Para evitar que outras pessoas fiquem doentes, é importante tomar medidas de controle e prevenção da parasitose. Recomenda-se tratar a água do lago com produtos químicos adequados para eliminar os parasitas, além de evitar o contato direto com a água contaminada. Também é importante informar as autoridades de saúde locais sobre a presença do parasita para que sejam tomadas medidas de controle e orientação à população.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais