Buscar

Quanto às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens seguintes, considerando, ainda, a jurisprudênc...

Quanto às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens seguintes, considerando, ainda, a jurisprudência do STJ.


142 O princípio da insignificância pode incidir em processos relativos à prática de atos infracionais por crianças e adolescentes.
143 As normas do Código Penal referentes à prescrição são aplicáveis aos procedimentos de atos infracionais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
144 Adolescente que praticar ato análogo ao tráfico de drogas será necessariamente submetido à medida socioeducativa de internação.
145 A oitiva do adolescente infrator é necessária para a decretação de regressão de medida socioeducativa.
146 A superveniência da maioridade penal encerra as apurações de ato infracional e a aplicação de medidas socioeducativas em curso.

Essa pergunta também está no material:

MPSC - Prova P2 (1)
9 pág.

Educação Inclusiva Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

142 - Correto. O princípio da insignificância pode ser aplicado em processos relativos à prática de atos infracionais por crianças e adolescentes, desde que preenchidos os requisitos legais. 143 - Errado. As normas do Código Penal referentes à prescrição não são aplicáveis aos procedimentos de atos infracionais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O ECA possui suas próprias regras de prescrição. 144 - Errado. A medida socioeducativa de internação não é necessariamente aplicada a adolescentes que praticam ato análogo ao tráfico de drogas. A decisão de aplicar essa medida depende das circunstâncias do caso e da avaliação individual do adolescente. 145 - Correto. A oitiva do adolescente infrator é necessária para a decretação de regressão de medida socioeducativa. É importante garantir o direito à ampla defesa e ao contraditório. 146 - Errado. A superveniência da maioridade penal não encerra as apurações de ato infracional e a aplicação de medidas socioeducativas em curso. O ECA prevê que as medidas socioeducativas podem ser aplicadas até os 21 anos de idade do infrator.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais