Buscar

Descreva os principais tipos de simetria corporal e relacione estes com as formas de exploração e percepção do ambiente. Simetria esférica, princi...

Descreva os principais tipos de simetria corporal e relacione estes com as formas de exploração e percepção do ambiente.

Simetria esférica, principalmente em organismos unicelulares onde corpo pode ser dividido em metades similares por mais de dois planos passando pelo eixo longitudinal. Chama-se também de metade especular, que significa espelho. Mais encontradas em animais flutuantes.
Simetria radial, nos organismos que apresentam essa simetria, o corpo pode ser dividido em metades similares por mais de dois planos passando pelo eixo longitudinal. Mais encontrada em organismos sésseis.
Simetria bilateral, os animais se movimentam de maneira mais eficiente que os radiais. O processo de desenvolvimento da cabeça, associado à centralização do sistema nervoso e à evolução de órgãos dos sentidos mais eficientes, permitiu o aparecimento de comportamentos mais complexos.

Essa pergunta também está no material:

osso curso abrange o estudo dos animais invertebrados
6 pág.

Protostomados Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem três principais tipos de simetria corporal: simetria esférica, simetria radial e simetria bilateral. A simetria esférica é encontrada principalmente em organismos unicelulares, onde o corpo pode ser dividido em metades similares por mais de dois planos passando pelo eixo longitudinal. Também é conhecida como metade especular, que significa espelho. Essa simetria é mais comum em animais flutuantes. A simetria radial é encontrada em organismos que apresentam essa simetria, onde o corpo pode ser dividido em metades similares por mais de dois planos passando pelo eixo longitudinal. Essa simetria é mais comum em organismos sésseis, ou seja, que não se movem. A simetria bilateral é caracterizada por uma divisão do corpo em duas metades que são aproximadamente espelhadas uma em relação à outra. Os animais com simetria bilateral se movimentam de maneira mais eficiente do que os animais com simetria radial. O desenvolvimento da cabeça, a centralização do sistema nervoso e a evolução de órgãos dos sentidos mais eficientes permitiram o aparecimento de comportamentos mais complexos nesses animais. Esses diferentes tipos de simetria corporal estão relacionados com as formas de exploração e percepção do ambiente. A simetria esférica, por exemplo, é mais comum em animais flutuantes, o que pode facilitar a sua locomoção e adaptação em ambientes aquáticos. Já a simetria radial é mais comum em organismos sésseis, que não se movem, e essa simetria pode permitir uma distribuição mais equilibrada dos órgãos e uma maior capacidade de capturar alimentos em todas as direções. A simetria bilateral, por sua vez, está associada a uma locomoção mais eficiente e a uma maior capacidade de explorar o ambiente de forma direcionada, devido à presença de uma cabeça e órgãos dos sentidos mais desenvolvidos. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais