Buscar

Os Porifera apresentam arquiteturas corporais do tipo asconóide, siconóide e leuconóide, que se diferenciam de acordo com o arranjo e complexidade ...

Os Porifera apresentam arquiteturas corporais do tipo asconóide, siconóide e leuconóide, que se diferenciam de acordo com o arranjo e complexidade de canais e poros. a) Diferencie esses 3 tipos, relacionando-os com a eficiência na obtenção de alimento. b) Descreva e explique o papel dos coanócitos.

Os asconóides possuem o tipo mais simples de organização, a água atravessa os poros e chega até o átrio sendo liberada por um único ósculo de grande tamanho. O átrio é revestido por coanócitos que possuem flagelos e geram a corrente de água que atravessa o corpo da esponja.
Os siconóides possuem canais radiais revestidos por coanócitos, o canal se liga com o átrio. Os canais radiais se abrem no átrio, que é revestido por células de aspecto epitelial. Possui apenas um ósculo. Os leuconoides são os mais complexos, possuem câmaras flageladas ou com coanócitos numerosas, nas quais desembocam canais provenientes de poros dérmicos que partem de canais que se abrem em numerosos ósculos. Os leuconóides permitem um aumento das superfícies flageladas em relação ao volume da esponja, com isso a obtenção de alimentos é mais eficiente.
Os coanócitos revestem os canais e câmaras flagelados. Possuem de aspecto ovóide com sua extremidade exposta voltada para os canais e câmaras, um flagelo circundado por um colarinho. O colarinho é a estrutura de filtração das esponjas. Ele captura o alimento e os envolve por uma substância mucosa secretada pelo coanócito e são fagocitadas pelo corpo celular. A água atravessa o colarinho por causa da movimentação do flagelo.

Essa pergunta também está no material:

osso curso abrange o estudo dos animais invertebrados
6 pág.

Protostomados Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Os três tipos de arquitetura corporal dos Porifera - asconóide, siconóide e leuconóide - diferem em relação ao arranjo e complexidade dos canais e poros. Os asconóides possuem a organização mais simples, com um único ósculo de grande tamanho e água que atravessa os poros até o átrio. Os siconóides possuem canais radiais que se ligam ao átrio, com células de aspecto epitelial revestindo o átrio e apenas um ósculo. Já os leuconoides são os mais complexos, com câmaras flageladas ou com coanócitos numerosos, canais provenientes de poros dérmicos e vários ósculos. Os leuconoides permitem uma maior superfície flagelada em relação ao volume da esponja, tornando a obtenção de alimentos mais eficiente. b) Os coanócitos são células que revestem os canais e câmaras flagelados dos Porifera. Eles possuem uma forma ovóide, com uma extremidade exposta voltada para os canais e câmaras, e um flagelo circundado por um colarinho. O colarinho é a estrutura de filtração das esponjas, capturando o alimento e envolvendo-o em uma substância mucosa secretada pelo coanócito. Em seguida, o alimento é fagocitado pelo corpo celular. A movimentação do flagelo permite a passagem da água através do colarinho. Os coanócitos desempenham um papel fundamental na alimentação das esponjas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais