Logo Passei Direto
Buscar

Literatura

Colégio Objetivo
Leia o fragmento de texto:
“As obras dissolvem as fronteiras da sua época, vivem nos séculos, isto é, no grande tempo, e, além disso, levam frequentemente (as grandes obras, sempre) uma vida mais intensiva e plena que em sua atualidade. [...] Entretanto, uma obra não pode viver nos séculos futuros se não reúne em si, de certo modo, os séculos passados. Se ela nascesse toda e integralmente hoje (isto é, em sua atualidade), não desse continuidade ao passado e não mantivesse com ele um vínculo substancial, não poderia viver no futuro. Tudo o que pertence apenas ao presente morre juntamente com ele”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAKHTIN, M. M. Os estudos literários hoje. In: _____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 362. A expressão cunhada por Bakhtin, “diálogo no grande tempo”, permite-nos olhar para um conjunto de obras sem restringi-las a seus limites históricos e geográficos. As narrativas da Bíblia judaico-cristã, por exemplo, dialogam com as histórias orais e os registros escritos deixados pelos povos da Mesopotâmia. Assim, em parte, a cultura, o diálogo travado entre diferentes culturas, torna-se visível nos textos literários. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base História da Literatura Universal, quanto às semelhanças entre a Bíblia e a Epopeia de Gilgamesh, é correto afirmar:


A Uma semelhança é o número de dias em que Gilgamesh é testado e o número de dias que o Deus do Velho Testamento criou o mundo.
B Uma semelhança é a passagem do dilúvio no Gilgamesh e a abertura do Mar Vermelho no Velho Testamento.
C Uma semelhança é o número de dias em que Gilgamesh é testado e o tempo em que Noé leva para construir a Arca.
D Uma semelhança é a águia que tenta Gilgamesh e a serpente que seduz Adão e Eva no Éden.
E Uma semelhança é a busca pelo conhecimento em que Gilgamesh e Adão e Eva se lançaram.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa E) Uma semelhança é a busca pelo conhecimento em que Gilgamesh e Adão e Eva se lançaram. Ambas as histórias retratam personagens que buscam conhecimento e enfrentam desafios em sua jornada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia estes versos:
“Aura amara
Aura amara
branqueia os bosques, car-
come a cor
da espessa folhagem.
Os
bicos
dos passarinhos
ficam mudos,
pares
e ímpares.
E eu sofro a sorte:
dizer louvor
em verso
só por aquela
que me lançou do alto ipo rei.
Domínio Público. Acesso em 30 set. 2017.
Aristóteles comenta na Poética a obra de Sófocles citada. Para o filósofo grego, trata-se de uma das tragédias mais bem escritas, a ponto de considerá-la como verdadeiro modelo desse gênero literário. Considerando o fragmento mencionado e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal sobre o comentário de Aristóteles a respeito de Édipo rei, é correto afirmar que:


A é uma tragédia exemplar porque emprega bem a narrativa mista, alternando imitação e narrativa.
B é modelo de tragédia porque contém um ótimo exemplo de reconhecimento: quando esse é resultado natural da intriga.
C por criticar de forma veemente o Estado democrático e defender reaproximação do Estado à religião, é uma tragédia corretamente elaborada.
D por instituir a presença do narrador, do efeito de media res e a adoção da narrativa mista (imitação e narrativa), é considerada uma tragédia exemplar.
E por criar o modelo da tragédia que trata de destinos coletivos, não individuais, é considerada uma tragédia modelar.

O extenso arco que cobre a literatura grega parte das obras de Homero, segue pelos versos dos poetas líricos como Píndaro, Arquíloco e Safo, passando pelos comediógrafos como Aristófanes, historiadores como Heródoto e Tuicídides, culminando nos grandes autores das tragédias: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Considerando o fragmento citado e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal, relacione as obras abaixo a seus respectivos autores:


( ) Oresteia
( ) Édipo rei
( ) Medeia
( ) Odisseia
( ) As nuvens

Mais conteúdos dessa disciplina