“[Em se tratando dos aspectos históricos, o] [...] termo que deriva do grego semeiotikos designa uma disciplina bastante atrelada ao progresso de significação [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Max.; DIAS, André. Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 19.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte, assinale a alternativa que apresenta corretamente a que termo se refere a passagem de texto:
A Sensação. B Comunicação. C Semiótica. D Realidade. E Semelhança.
“Em resumo, em um mundo determinado não pode haver espaço para o acaso, mas, em muitas áreas, sempre há alguma observação que foge à regra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Max. DIAS, André. Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 33.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre a tese que Peirce considera falsa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome dela:
A Ideologia. B Sinais. C Minimalismo. D Fenomenologia. E Determinismo.
Atente para a afirmação:
“Na medida em que uma língua, ou um jogo de linguagem, é definida de acordo com certos propósitos – político, econômico, científico, artístico -, algumas regras no emprego e uso das expressões vão assumindo formas e contornos e, com o tempo, delimitando seus significados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Max. DIAS, André. Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 103.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte, assinale a alternativa que cita um exemplo das línguas expostas na afirmação:
A As línguas contemporâneas.
Leia o fragmento de texto:
“Quando você vê uma fotografia de alguém que conhece, não pensa que essa imagem representa a pessoa tal como ela é no mundo real ou quando a encontra pessoalmente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Max. DIAS, André. Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 68.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre o processo de reconhecimento imediato apontado no fragmento de texto, assinale a alternativa correta:
A Depende da percepção. B Dedução. C Criatividade. D Imaginação. E Inovação.
“Expressões demonstrativas são aquelas que se referem a algo, geralmente, com auxilio de gestos e apontamentos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Max. DIAS, André. Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 104.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre os signos demonstrativos, assinale a alternativa que apresenta corretamente as expressões que esses signos incluem:
A Noite, sempre. B Casa, aquilo. C Ela, isto. D Lua, cavalo. E Ele, falar.