Buscar

As línguas de sinais podem ser escritas, assim como as línguas orais. Diferentemente da Língua Portuguesa, por exemplo, que é uma língua silábico-a...

As línguas de sinais podem ser escritas, assim como as línguas orais. Diferentemente da Língua Portuguesa, por exemplo, que é uma língua silábico-alfabética, a Língua Brasileira de Sinais utiliza-se de outro sistema de escrita criado há cerca de 30 anos por Valerie Sutton, denominado SignWriting, que pode ser traduzido como escrita de sinais. Conforme nos apresenta Stumpf (2004):

"O SignWriting pode registrar qualquer língua de sinais do mundo sem passar pela tradução da língua falada. Cada língua de sinais vai adaptá-lo à sua própria ortografia. Para escrever em SignWriting é preciso saber uma língua de sinais." (p. 148).
STUMPF, M. R. SISTEMA SIGNWRITING: por uma escrita funcional para o surdo. In: THOMA, A. S.; LOPES, M. C. A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004.

Em 2001, foi lançado no Brasil um dicionário trilíngue (Libras, Português e Inglês) (CAPOVILLA, F.C, RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, Volume I e II. São Paulo: EDUSP, 2001) que faz uso do SignWriting para representar na escrita as imagens dos sinais.
Em 2002, foi reconhecida como meio lega


Essa pergunta também está no material:

SIMULADO TÓPICOS DE LIBRAS
6 pág.

Tópicos em Libras Surdez e Inclusão Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As línguas de sinais podem ser escritas, assim como as línguas orais. Diferentemente da Língua Portuguesa, por exemplo, que é uma língua silábico-alfabética, a Língua Brasileira de Sinais utiliza-se de outro sistema de escrita chamado SignWriting, criado por Valerie Sutton há cerca de 30 anos. O SignWriting pode registrar qualquer língua de sinais do mundo sem passar pela tradução da língua falada. Cada língua de sinais adapta o SignWriting à sua própria ortografia. Para escrever em SignWriting, é necessário conhecer uma língua de sinais. No Brasil, foi lançado em 2001 um dicionário trilíngue (Libras, Português e Inglês) que utiliza o SignWriting para representar na escrita as imagens dos sinais. Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais