Buscar

A respeito do pregão, julgue os itens a seguir. 66 Na fase preparatória do pregão, o agente encarregado da compra poderá, por delegação da autorida...

A respeito do pregão, julgue os itens a seguir.
66 Na fase preparatória do pregão, o agente encarregado da compra poderá, por delegação da autoridade competente, designar, entre os servidores do órgão ou da entidade promotora da licitação, o pregoeiro responsável. Para evitar a perpetuação de apenas um pregoeiro e não ofender o princípio da impessoalidade, recomenda-se à autoridade competente habilitar vários agentes para exercer a função de pregoeiro bem como adotar sistema de rodízio nas designações.
67 Na fase externa do pregão, a manifestação do licitante de interpor recurso contra a decisão do pregoeiro deve ser feita no final da sessão pública do pregão, tendo esse recurso efeito suspensivo.
68 Exige-se, para a habilitação do licitante vencedor, a documentação relativa a sua qualificação técnica, admitindo-se sua substituição pelo registro cadastral no sistema de cadastramento unificado de fornecedores (SICAF).
69 Admite-se, excepcionalmente, a dispensa de parecer jurídico no pregão, dado o caráter célere dessa modalidade de licitação.
70 Os contratos celebrados pelas agências reguladoras federais para a aquisição de bens e serviços comuns devem ser precedidos de pregão, a ser realizado, preferencialmente, na forma eletrônica.
71 Dada a tendência atual de ampliação da utilização do pregão, os serviços de engenharia, desde que caracterizáveis como serviços comuns, podem ser licitados por meio do pregão na forma eletrônica.
72 O pregão é juridicamente condicionado aos princípios da probidade administrativa e da seletividade, tendo os participantes dessa modalidade de licitação direito público subjetivo à fiel observância do procedimento normativamente estabelecido.

Essa pergunta também está no material:

assessor_administrativo_direito-47
1 pág.

Direito Administrativo I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

66 - Correto. Na fase preparatória do pregão, o agente encarregado da compra pode designar, por delegação da autoridade competente, o pregoeiro responsável. Recomenda-se habilitar vários agentes para exercer a função de pregoeiro e adotar sistema de rodízio nas designações para evitar a perpetuação de apenas um pregoeiro e garantir a impessoalidade. 67 - Incorreto. Na fase externa do pregão, a manifestação do licitante de interpor recurso contra a decisão do pregoeiro deve ser feita imediatamente após a declaração do vencedor, durante a sessão pública do pregão. O recurso não possui efeito suspensivo. 68 - Correto. Para a habilitação do licitante vencedor, é exigida a documentação relativa à sua qualificação técnica. No entanto, é admitida a substituição dessa documentação pelo registro cadastral no sistema de cadastramento unificado de fornecedores (SICAF). 69 - Incorreto. O parecer jurídico não pode ser dispensado no pregão, mesmo sendo uma modalidade de licitação célere. A análise jurídica é necessária para garantir a legalidade e a segurança do procedimento licitatório. 70 - Correto. Os contratos celebrados pelas agências reguladoras federais para a aquisição de bens e serviços comuns devem ser precedidos de pregão, preferencialmente na forma eletrônica. 71 - Correto. Os serviços de engenharia, desde que caracterizáveis como serviços comuns, podem ser licitados por meio do pregão na forma eletrônica, de acordo com a tendência atual de ampliação da utilização dessa modalidade de licitação. 72 - Correto. O pregão está condicionado aos princípios da probidade administrativa e da seletividade, e os participantes têm direito público subjetivo à fiel observância do procedimento estabelecido.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais