Buscar

Julgue os itens de 108 a 112, a respeito de atos e processos administrativos. 108 A revogação importa em juízo de oportunidade e conveniência, ra...

Julgue os itens de 108 a 112, a respeito de atos e processos administrativos.


108 A revogação importa em juízo de oportunidade e conveniência, razão por que os atos administrativos somente podem ser revogados pela autoridade que os tenha exarado.
109 Os atos administrativos são praticados por servidores e empregados públicos, bem como por determinados particulares, a exemplo dos concessionários e permissionários de serviços públicos e oficiais de cartórios.
110 Os atos administrativos devem ser praticados, necessariamente, por escrito, em atendimento ao princípio do formalismo.
111 Atualmente, no âmbito federal, todo ato administrativo restritivo de direitos deve ser expressamente motivado.
112 Imperatividade é o atributo com base no qual o ato administrativo pode ser praticado pela própria administração sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário.

Essa pergunta também está no material:

assessor_administrativo_direito-49
1 pág.

Direito Administrativo I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

108 - Correto. A revogação de um ato administrativo é uma decisão discricionária da autoridade competente, baseada em critérios de oportunidade e conveniência. 109 - Correto. Os atos administrativos podem ser praticados por servidores e empregados públicos, bem como por particulares que possuam autorização ou concessão para prestação de serviços públicos. 110 - Incorreto. Nem todos os atos administrativos precisam ser praticados por escrito. Alguns atos podem ser verbais, desde que devidamente registrados e documentados. 111 - Correto. Atualmente, no âmbito federal, é obrigatório que todo ato administrativo restritivo de direitos seja expressamente motivado, ou seja, que apresente os fundamentos e razões que justificam a sua aplicação. 112 - Correto. A imperatividade é um atributo dos atos administrativos que permite que a administração pública os pratique sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário, ou seja, eles têm força executória.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais