Buscar

Questão 1: O princípio da adequação social tem como finalidade restringir a interpretação da lei penal estabelecendo que determinada conduta seja p...

Questão 1: O princípio da adequação social tem como finalidade restringir a interpretação da lei penal estabelecendo que determinada conduta seja punida pelo Direito Penal, apenas se for capaz de lesar ou de colocar em perigo o bem jurídico ou se ela afrontar o sentimento social de justiça. Dito isso, é correto afirmar que:


a) O princípio da insignificância e da adequação social são causas de exclusão da culpabilidade.
b) O princípio da adequação social pode ser aplicado como causa de exclusão da tipicidade.
c) O princípio da adequação social pode ser aplicado como causa de exclusão da ilicitude.
d) O princípio da adequação social pode ser aplicado como causa de exclusão da culpabilidade.

Essa pergunta também está no material:

código penal
1 pág.

Direito Penal I

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) O princípio da adequação social pode ser aplicado como causa de exclusão da tipicidade.

0
Dislike0
User badge image

Rosenil Máximo

Gabarito: b)

A letra b está correta porque como se extrai das demais alternativas estamos diante do fator excludente. Como muito se fala, o Brasil adota a teoria analítica de crime. Pois bem, considerando isso devemos analisar se o fato é primeiro tipico, depois antijurídico e posteriormente se é culpável. (lembre-se, é teoria analítica porque se analísa essas etapas).

Assim, na analise:

da tipicidade é analisada, entre outros, a se há um aspecto formal e um material. Tipicidade formal é a subsunção entre os fatos da realidade e o tipo penal previsto na lei penal incriminadora. A tipicidade material consiste em um juízo de valor, referente à relevância da lesão ou ameaçã de lesão. (PROCÓPIO). Assim, veja, que a adequação social exclui a tipicidade material, por ser essa aceita em determinada sociedade. Um exemplo é caso do furo feito nas orelhas dos bebês. Mesmo havendo uma lesão ao bebê, é uma conduta aceitável pela sociedade.

da ilicitude é analisada como excludentes o Estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal, exercício regular de um direito. Parte da doutrina, ainda, sustenta haver causas supralegais de exclusão de ilicitude, nesses casos quando o consentimento ofendido não for elementar do crime.

da culpabilidade é analisada a inimputabilidade; erro de proibição, coação moral irresistível e a obediência hierárquica.



0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais