Buscar

O controle de vetores de interesse em saúde pública objetiva diminuir a transmissão de patógenos. Em relação ao controle químico, biológico e mecân...

O controle de vetores de interesse em saúde pública objetiva diminuir a transmissão de patógenos. Em relação ao controle químico, biológico e mecânico podemos afirmar que. da questão Em relação ao planejamento da vigilância entomológica podemos afirmar que:


a. Conhecer o cenário das espécies e de triatomíneos colonizadores em um determinado local é relevante para planejar a vigilância e prever as infestações.
b. A vigilância entomológica deve estabelecer um estudo piloto para verificar a ocorrência de novos focos ou a extensão da área infestada.
c. A operacionalização da vigilância entomológica envolve análise do custo e factibilidade da intervenção versus eficácia e identificação de área do vetor sujeita ao risco de transmissão humana.
d. A primeira etapa de implementação da vigilância entomológica é a elaboração do seu fluxograma na vigilância ambiental.
e. Na vigilância dos vetores da doença de Chagas as espécies de triatomíneos introduzidas (exóticas) podem ser eliminadas como foi o caso de Triatoma infestans no Brasil.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO UNIDADE 02- Vigilancia e controle de vetores de importancia em saude publica
10 pág.

Saúde Pública Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Em relação ao controle químico, biológico e mecânico, podemos afirmar que cada um deles possui características específicas: - Controle químico: envolve o uso de substâncias químicas, como inseticidas, para combater os vetores de interesse em saúde pública. É uma abordagem eficaz, porém deve ser utilizada de forma responsável, seguindo as recomendações de uso e considerando os impactos ambientais. - Controle biológico: utiliza organismos vivos, como predadores naturais ou agentes patogênicos, para controlar os vetores. Essa abordagem é mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente, mas requer um conhecimento aprofundado da biologia dos vetores e dos agentes de controle. - Controle mecânico: consiste em medidas físicas para reduzir a presença e a proliferação dos vetores. Exemplos incluem o uso de telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos, a eliminação de criadouros de mosquitos e a limpeza regular de áreas propensas à infestação. Em relação ao planejamento da vigilância entomológica, podemos afirmar que: a. Conhecer o cenário das espécies e de triatomíneos colonizadores em um determinado local é relevante para planejar a vigilância e prever as infestações. b. A vigilância entomológica deve estabelecer um estudo piloto para verificar a ocorrência de novos focos ou a extensão da área infestada. c. A operacionalização da vigilância entomológica envolve análise do custo e factibilidade da intervenção versus eficácia e identificação de área do vetor sujeita ao risco de transmissão humana. d. A primeira etapa de implementação da vigilância entomológica é a elaboração do seu fluxograma na vigilância ambiental. e. Na vigilância dos vetores da doença de Chagas, as espécies de triatomíneos introduzidas (exóticas) podem ser eliminadas, como foi o caso de Triatoma infestans no Brasil. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais