Considerando essas informações e o conteúdo prévio estudado sobre a história das políticas públicas de saúde no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Embora o número de médicos tenha aumentado após a chegada da família real, o acesso a saúde continuou restrito a quem tinha condições financeiras para pagar. II. ( ) Uma das medidas mais notáveis dessa época foi a criação de ambulatórios em parceria com a faculdade de medicina, para a promoção e o tratamento da saúde mental da população. III. ( ) O governo imperialista dessa época entendia e definia a saúde como a ausência de doença, a criação da faculdade de medicina visava combater, sobretudo, esse pensamento. IV. ( ) Preocupados com a saúde da população mais carente, o império criou um programa de parceria com as igrejas, construindo hospitais de caridade por todo o país, nos quais os recém licenciados deveriam atuar. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, V, F. 2. F, V, F, V. 3. F, V, V, F. 4. V, F, F, V. 5. F, F, V, V.
Modelo de Dahlgren e Whitehead: influência em camadas. Fonte: Rocha, 2012. Pág. 41 (adaptado). Estabelecer com exatidão a influência que cada determinante social exerce sob a saúde é extremamente complexo. Com base na observação do modelo explicativo de diferentes camadas de Dahlgren e Whitehead, é correto afirmar que:
a base do modelo retrata fatores individuais que influenciam a saúde, como a hereditariedade e o sexo. a terceira camada do modelo inclui macrodeterminantes, denotando aspectos laborais e de acesso a serviços fundamentais. os determinantes são dispostos em camadas concêntricas, exercendo a mesma influência sob o desencadeamento da doença. a quarta camada engloba aspectos comportamentais e hábitos de vida individuais, como o tabagismo e o sedentarismo. a última camada é composta por determinantes que exercem pouca influência em relação às demais.
Um dos grandes marcos na história da construção política da saúde pública brasileira foi a criação do SUS em 1988. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre as políticas de saúde no Brasil, pode-se afirmar que a diretriz do SUS que assegura o acesso à saúde a todos os cidadãos é denominada princípio da:
A partir dessas informações e do conteúdo previamente estudado sobre saúde pública e coletiva no Brasil, pode-se afirmar que:
1. toda saúde pública pode ser considerada de certa forma coletiva, mas nem toda saúde coletiva é pública. 2. saúde pública e saúde coletiva são termos que podem ser utilizados como sinônimos na prática clínica. 3. a saúde coletiva é uma área de atuação exclusiva do sistema público de saúde no Brasil. 4. a saúde coletiva foi idealizada pelo governo imperial durante o Brasil colônia, o propósito inicial desta era reconhecer variáveis associadas ao desenvolvimento de doenças. 5. a saúde coletiva é um direito constitucional e pode ser entendida como o conjunto de ações governamentais em prol do bem-estar individual.
A vigente Constituição Federal da República apresenta uma seção exclusiva para tratar sobre a normatização dos princípios de saúde no país. Considerando as informações disponibilizadas e o conteúdo prévio estudado sobre as diretrizes constitucionais de saúde no Brasil, é correto afirmar que a saúde é um direito universal e um dever do(a):
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito das diferentes categorias de prevenção, pode-se afirmar que ações de educação e promoção em saúde são consideradas níveis de prevenção:
Com base na observação do modelo explicativo de diferentes camadas de Dahlgren e Whitehead, é correto afirmar que:
1. A base do modelo retrata fatores individuais que influenciam a saúde, como a hereditariedade e o sexo. 2. A terceira camada do modelo inclui macrodeterminantes, denotando aspectos laborais e de acesso a serviços fundamentais. 3. Os determinantes são dispostos em camadas concêntricas, exercendo a mesma influência sob o desencadeamento da doença. 4. A quarta camada engloba aspectos comportamentais e hábitos de vida individuais, como o tabagismo e o sedentarismo. 5. A última camada é composta por determinantes que exercem pouca influência em relação às demais.