Buscar

É usual encontrarmos referências a três períodos históricos distintos de urbanização: de 1930 a 1945, de 1945 a 1980 e de 1980 a 2000; ou seja, um ...

É usual encontrarmos referências a três períodos históricos distintos de urbanização: de 1930 a 1945, de 1945 a 1980 e de 1980 a 2000; ou seja, um momento inicial de implementação das políticas públicas brasileiras de urbanização relativas à Habitação de Caráter Social e dois momentos intermediários de alterações destas políticas, motivadas por diversos fatores. Todos os três, no entanto, voltados à tentativa de combater o imenso déficit habitacional brasileiro. Assim sendo, podemos dizer que os cinquenta anos que antecedem a 1980 foram de grande importância devido à densidade progressiva e à centralização da população nas cidades.

Bonduki, Nabil G. Origens da habitação social no Brasil, Arquitetura Moderna, Lei do inquilinato e Difusão da Casa Própria. Editora: Estação Liberdade. 6ª. Edição, FAPESP, 2013 (Adaptado)

Nesse contexto, podemos afirmar que são referências fundamentais desses três períodos de urbanização os seguintes acontecimentos:

  1.  transferência da nova Capital Federal para Brasília; a criação dos Institutos de Aposentadoria (IAP’s); o golpe de estado que implantou a Ditadura Militar (1964).
  2. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT); a incorporação do BNH pela Caixa Econômica Federal; a construção da rodovia Transamazônica.
  3. A criação dos Institutos de Aposentadoria (IAP’s); a criação do Banco Nacional de Habitação (BNH); a incorporação do BNH pela Caixa Econômica Federal.
  4. A criação do Banco Nacional de Habitação (BNH); a construção da Barragem de Itaipú; a transposição do Rio São Francisco.
  5. A construção da Barragem de Sobradinho; a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT); o Estado Novo implantado pela ditadura Vargas.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) A criação dos Institutos de Aposentadoria (IAP’s); a criação do Banco Nacional de Habitação (BNH); a incorporação do BNH pela Caixa Econômica Federal. Esses acontecimentos são referências fundamentais do período de urbanização de 1945 a 1980, que foi marcado por alterações nas políticas públicas de habitação social no Brasil.

0
Dislike0
User badge image

Elaine Dias

e acordo com a Lei No13.465 de 2017, “ficam instituídas no território nacional normas gerais e procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana (Reurb), a qual abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.” (BRASIL,2017)

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

I. A Regularização Fundiária Urbana (REURB) tem por objetivo legalizar a permanência de populações moradoras em assentamentos habitacionais irregulares, mas também a melhoria socioeconômica dos moradores e das condições de habitabilidade e salubridade dos lugares.

II. Dentre as mudanças proporcionadas pela regularização fundiária destaca-se a segurança em relação a posse da moradia, a regularidade imobiliária, e a valorização do patrimônio familiar.

III. Somente as áreas classificadas como Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) estão sujeitas ao processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB).

  • É correto o que se afirma em: I e III, apenas.
  • III, apenas.
  • II e III, apenas.
  • I, II e III.
  • I e II, apenas.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais