Buscar

O kit de primeiros socorros é uma exigência apontada na Norma Regulamentar NR-7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) aprovada...

O kit de primeiros socorros é uma exigência apontada na Norma Regulamentar NR-7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) aprovada pela Portaria SSST nº 24, de 29 de dezembro de 1994 e emitida pelo Ministério do Trabalho que determina no capítulo 7.5.1:
Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.
No âmbito da educação infantil a Lei nº 13.722, de 04 de outubro de 2018, estabelece que:
Os estabelecimentos de ensino ou de recreação das redes pública e particular deverão dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população.
O kit de primeiros socorros deve conter alguns itens indispensáveis e que são de suma importância em situações emergenciais. Nesse sentido, nele devem estar contidos instrumentos e produtos bem acondicionados e organizados, dentro dos prazos de validade, a fim de que seu uso seja facilitado e eficiente. Além do mais, os frascos devem estar devidamente rotulados e os instrumentos pontiagudos embalados adequadamente. Primeiros Socorros na Educação Infantil | Kit de primeiros socorros

O QUE DEVE CONTER NO KIT?
A montagem do kit de primeiros socorros deverá ser realizada de acordo com a finalidade para a qual se destina e precisa sempre estar completa e em local acessível. Abaixo apresentamos uma sugestão de itens para compor o kit de primeiros socorros na educação infantil:
▪ Termômetro: este equipamento é utilizado para verificar os sinais vitais, fornecendo a temperatura do indivíduo e pode auxiliar na avaliação da gravidade da situação.
▪ Aparelho de Pressão: este objeto possibilita que seja verificado a pressão arterial do indivíduo. É essencial o manguito com tamanho apropriado ao braço da criança para uma avaliação adequada da pressão arterial.
▪ Tesoura Pequena: utiliza-se este objeto para cortar esparadrapos, ataduras e gazes. O ideal é que o objeto seja higienizado com uma solução antisséptica, antes de ser manuseado.
▪ Algodão Hidrófilo: o algodão hidrófilo pode ser utilizado como material de higienização, umedecido com álcool 70%, de objetos que façam parte do kit de primeiros socorros, como por exemplo: termômetro, aparelho de pressão, tesoura pequena etc.
▪ Gaze Estéril: é utilizado em ocasiões em que há alguns arranhões ou ferimentos, para fazer a limpeza e cobrir os ferimentos, já que ela não solta fiapos, e o pacote contém menos unidades, cerca de 10 gazes. Mesmo assim, a gaze deve ser umedecida antes de utilizá-la, com algum tipo de antisséptico ou soro fisiológico.
Quando utilizar? Em ferimentos abertos, por exemplo.
▪ Gaze não Estéril: é utilizada em ocasiões que não possuem altos fatores de complexidade.
▪ Esparadrapos e Fitas: um tipo de esparadrapo bastante recomendado é a versão Micropore, que possui pequenos poros, que permitem que a pele possa transpirar. Primeiros Socorros na Educação Infantil | Kit de primeiros socorros

Estes materiais possuem grande desempenho em momentos que há necessidade de realizar algum curativo.
▪ Curativo Adesivo: os curativos tipo band-aid, são bastante recomendados em ocasiões de pequenos ferimentos, como por exemplo, cortes superficiais. São produzidos com uma fita que permite a transpiração da pele e evita que o machucado infeccione, já que o mesmo está coberto, evitando o contato do ferimento com sujeira.
▪ Soro Fisiológico: esta solução é utilizada para fazer a higieniza


Essa pergunta também está no material:

Primeiros socorros na educação infantil
118 pág.

Anatomia Humana Aplicada à Nutrição UNIPLENAUNIPLENA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O kit de primeiros socorros é uma exigência apontada na Norma Regulamentar NR-7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) aprovada pela Portaria SSST nº 24, de 29 de dezembro de 1994 e emitida pelo Ministério do Trabalho. No âmbito da educação infantil, a Lei nº 13.722, de 04 de outubro de 2018, estabelece que os estabelecimentos de ensino ou de recreação das redes pública e particular devem dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população. O kit de primeiros socorros deve conter itens como termômetro, aparelho de pressão, tesoura pequena, algodão hidrófilo, gaze estéril, gaze não estéril, esparadrapos e fitas, curativo adesivo e soro fisiológico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais