Buscar

A “Crise de 1929”, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior oscilação econômica que o capitalismo já sofreu em sua história, abaland...

A “Crise de 1929”, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior oscilação econômica que o capitalismo já sofreu em sua história, abalando inclusive os alicerces do liberalismo clássico que o regia.

Esta crise teve início em meados de 1929, e teve como epicentro os Estados Unidos. Ela espalhou-se por todas as economias capitalistas, perdurou por cerca de uma década e teve amplos desdobramentos (sociais, políticos, etc).

As principais causas da crise de 1929 estão ligadas a desregulamentação quase total da economia, o que permitiu uma superprodução, principalmente de gêneros alimentícios e produtos industriais.

Contudo, a capacidade de consumo da população não absorvia esse crescimento, gerando grandes estoques de produtos.

 

Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - A Grande Depressão ou crise de 1929 ocorrida nos EUA é um reflexo das crises do capitalismo, segundo Marx, causadas pelo próprio capitalismo devido a superprodução.

 

PORQUE

 

II - A solução do capitalismo para aumentar seus lucros é reduzir a produção e demitir operários, uma vez que as mercadorias estão estocadas em uma quantidade maior do que o necessário, proporcionando problemas sociais.

A respeito dessas asserções, é correeto afirmar que:

Alternativas:

  • a)
  • as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
  • b)
  • as duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
  • c)
  • a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
  • d)
  • a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
  • e)
  • as duas asserções são falsas.

2)

O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.

Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

 

De acordo com essas informações sobre o socialismo, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):

(  ) Os intelectuais acreditavam que o trabalho precário sensibilizaria os donos dos poderes econômicos e políticos, construindo um processo transformador que oferecesse condições de vida melhor aos trabalhadores.

(  ) O socialismo foi amplamente criticado por Gracchus Babeuf, tanto como modelo social quanto os meios apresentados pelos intelectuais para a sua transição, ao afirmar ser um elemento de força que estava sendo criado para destruir o capitalismo.

(   ) As condições de trabalho da população francesa como um todo, inclusive da população nobre da época, era caracteriza por jornadas de trabalho de 14 a 16 horas por dia, trabalho infantil e das mulheres.

(  ) No início do século XIX, as péssimas condições de vida da população francesa se encontrava foi um dos motivos que motivaram o surgimento dos primeiros movimentos socialistas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas:

  • a)
  • V - F - F - V.
  • b)
  • F - V - F - V.
  • c)
  • V - V - F - F.
  • d)
  • F - F - V - V.
  • e)
  • V - F - V - V.


💡 1 Resposta

User badge image

ME DÁ UM JOINHA

. Vamos analisar

**Primeira questão:**

**I - A Grande Depressão ou crise de 1929 ocorrida nos EUA é um reflexo das crises do capitalismo, segundo Marx, causadas pelo próprio capitalismo devido à superprodução.**

Essa asserção é verdadeira. Segundo a visão de Karl Marx, as crises do capitalismo são inerentes ao sistema e são causadas, entre outros fatores, pela superprodução e pela contradição entre a produção em larga escala e a capacidade limitada de consumo da classe trabalhadora.

**II - A solução do capitalismo para aumentar seus lucros é reduzir a produção e demitir operários, uma vez que as mercadorias estão estocadas em uma quantidade maior do que o necessário, proporcionando problemas sociais.**

Essa asserção também é verdadeira. Durante crises econômicas, a redução da produção e demissões são estratégias frequentemente adotadas pelas empresas para equilibrar a oferta e a demanda, evitando o excesso de estoques. Isso pode levar a problemas sociais, como aumento do desemprego e queda na qualidade de vida dos trabalhadores.

No entanto, a asserção II não justifica diretamente a asserção I. Embora ambas estejam relacionadas às consequências da superprodução e das crises do capitalismo, a segunda asserção não fornece uma explicação direta para a visão marxista da crise de 1929.

**Segunda questão:**

1. ( V ) Os intelectuais acreditavam que o trabalho precário sensibilizaria os donos dos poderes econômicos e políticos, construindo um processo transformador que oferecesse condições de vida melhores aos trabalhadores.
2. ( F ) O socialismo foi amplamente criticado por Gracchus Babeuf, tanto como modelo social quanto os meios apresentados pelos intelectuais para a sua transição, ao afirmar ser um elemento de força que estava sendo criado para destruir o capitalismo.
3. ( F ) As condições de trabalho da população francesa como um todo, inclusive da população nobre da época, eram caracterizadas por jornadas de trabalho de 14 a 16 horas por dia, trabalho infantil e das mulheres.
4. ( V ) No início do século XIX, as péssimas condições de vida da população francesa foram um dos motivos que motivaram o surgimento dos primeiros movimentos socialistas.

A sequência correta é a alternativa c) V - V - F - F.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais