(Enade 2014) Tomando como referência os textos 1 e 2, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade cultural recriada. II. A literatura apropria-se de valores de diversos segmentos culturais, estabelece fusão entre eles e reelabora-os, por meio da língua, em formas estéticas. III. A fusão estabelecida entre literatura e cultura tem por princípio apenas os valores culturais canônicos. IV. A literatura canônica está inserida em formas culturais mistas que transcendem a esfera do tradicional. III e IV. I e II. II, III e IV. I e III. I, II e IV.
X A Literatura é uma disciplina que se estuda na escola e no curso de Letras. O conceito de Literatura é algo fixo, universal e imutável. O conceito de Literatura depende exclusivamente do autor consultado. O conceito de Literatura é sempre contingencial. A Literatura é todo texto escrito independente do gênero textual.
(OMNI 2021 – Prefeitura Santana do Livramento – magistério - adaptado) Cegalla, no Dicionário escolar da língua portuguesa, afirma que a Literatura é a “arte de compor ou escrever trabalhos em prova ou verso com o objetivo de atingir a sensibilidade ou emoção do leitor ou do ouvinte” (CEGALLA, 2005, p. 543). Com base na afirmação, analise as afirmativas a seguir: 1) Considera-se obra literária somente o escrito que se distingue pela beleza da forma e a excelência do conteúdo. Será tanto mais apreciada quanto maior o seu poder de sugerir, de tocar a nossa sensibilidade, de empolgar o nosso espírito. 2) As obras literárias de alcance universal têm, geralmente, menos valor que as de caráter estritamente nacional ou regional. 3) Todo escritor tem seu estilo próprio, pessoal, isto é, sua expressão reveste uma forma característica, pela qual se manifestam seus impulsos emotivos, sua sensibilidade e a feição peculiar de seu espírito, afirmando que o estilo é o espelho em que se reflete a alma do escritor, a tela em que se projeta a personalidade do artista.
Considera-se obra literária somente o escrito que se distingue pela beleza da forma e a excelência do conteúdo. Será tanto mais apreciada quanto maior o seu poder de sugerir, de tocar a nossa sensibilidade, de empolgar o nosso espírito. As obras literárias de alcance universal têm, geralmente, menos valor que as de caráter estritamente nacional ou regional. Todo escritor tem seu estilo próprio, pessoal, isto é, sua expressão reveste uma forma característica, pela qual se manifestam seus impulsos emotivos, sua sensibilidade e a feição peculiar de seu espírito, afirmando que o estilo é o espelho em que se reflete a alma do escritor, a tela em que se projeta a personalidade do artista.
X A Literatura é uma disciplina que se estuda na escola e no curso de Letras. O conceito de Literatura é algo fixo, universal e imutável. O conceito de Literatura depende exclusivamente do autor consultado. O conceito de Literatura é sempre contingencial. A Literatura é todo texto escrito independente do gênero textual.
São características do texto literário e que integram sua literariedade:
A ficcionalidade, a plurissignificação e a construção original e genial. A factualidade, a plurissignificação e a construção intertextual e autorreflexiva. A ficcionalidade, a plurissignificação e a construção intertextual e autorreflexiva. A ficcionalidade, a significação única e a construção intertextual e autorreflexiva.
A partir dos textos citados, assinale a opção que apresenta a relação entre a especificidade da linguagem literária e a crítica literária.
Os critérios de classificação propostos pela crítica e pelos teóricos da literatura permitem ao leitor uma fruição mais prazerosa do poema de Manuel Bandeira. Para facilitar a leitura e permitir fruição estética mais intensa ao leitor, os críticos literários mostram a morfologia do texto e as armadilhas que constituem a sua estrutura A partir de leituras críticas do poema de Manual Bandeira, é possível fruí-lo melhor, pois a crítica literária não deixa nada descoberto. Para que possa fruir esteticamente o poema de Manuel Bandeira, é necessário que o leitor articule sua experiência de mundo com seus conhecimentos sobre a literatura. A crítica literária, por não apontar caminhos precisos do processo de leitura do texto, é ineficaz para a fruição e interpretação do poema de Manuel Bandeira.