Buscar

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais julgou um caso em que se discutiu o momento do ganho de capital nos contratos de alienação fiduciária...

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais julgou um caso em que se discutiu o momento do ganho de capital nos contratos de alienação fiduciária. Acerca do tema que envolve conceitos de direito civil, assinale a alternativa correta.


• O contrato de alienação fiduciária pode criar receita ou despesa e, do ponto de vista contábil e fiscal, os atos praticados nessa operação jurídica produzem efeito modificativo do patrimônio.
• Quem firma contrato de alienação fiduciária o faz com a intenção de adquirir ou de alienar a coisa para adimplir um contrato de mútuo ou de financiamento.
• A alienação fiduciária não se destina a garantir o adimplemento da obrigação constituída no contrato principal, mas gera uma transmissão e, portanto, um acréscimo patrimonial tributável.
• A alienação fiduciária é negócio jurídico que se destina apenas a garantir o adimplemento da obrigação constituída no contrato principal, não gerando acréscimo patrimonial tributável, o que só ocorrerá na consolidação da propriedade resolúvel, em face do inadimplemento da obrigação. e venda.
• O STF admitiu que a celebração de contrato de compromisso de compra e venda é hipótese de incidência do ITBI.
• Para o STF, a existência do contrato de compromisso de compra e venda já vincula a cobrança do ITBI.
• Está firmado o entendimento no STF de que o fato gerador do ITBI somente ocorre com a transferência efetiva da propriedade imobiliária, ou seja, mediante o registro no cartório competente.

Essa pergunta também está no material:

Direito tributário imobiliário - avaliação
8 pág.

Direito Tributario e Empresarial Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a alternativa correta é: • A alienação fiduciária é negócio jurídico que se destina apenas a garantir o adimplemento da obrigação constituída no contrato principal, não gerando acréscimo patrimonial tributável, o que só ocorrerá na consolidação da propriedade resolúvel, em face do inadimplemento da obrigação e venda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais