Buscar

PLANO DE ENSINO Disciplina / Unidade Curricular: Finanças Corporativas Carga Horária: 30 horas Professor Responsável: Franciele Lourenco EMENTA:...

PLANO DE ENSINO

Disciplina / Unidade Curricular: Finanças Corporativas
Carga Horária: 30 horas

Professor Responsável: Franciele Lourenco

EMENTA:
Orçamento de capital e avaliação de ativos; Teoremas de Modigliani-Miller; Métodos de análise de investimentos (VPL, TIR e payback); Análise de projetos mutuamente excludentes e com prazos diferentes; Análise de projetos sob condições de incerteza (árvores e opções reais); Fusões e aquisições; Eficiência de mercado; Estrutura e custo de capital; Métodos para estimação do custo de capital próprio e de terceiros; Custo médio ponderado de capital (WACC); Estrutura de controle e governança corporativa; Política de dividendos; Fundamentos da Administração do Risco Corporativo, políticas de hedge naturais, “Value at Risk”, “Cash-Flow at Risk” , “Stress Testing”; Governança Corporativa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDRICH, Rene G. [et al.]. Finanças corporativas: análise de demonstrativos contábeis e de investimentos. Curitiba: InterSaberes, 2014.
CAROTA, José C.; FILHO, Roberto D. Gestão corporativa: teoria e prática. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2015.
FERREIRA, José A. S. Finanças corporativas: conceitos e aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHING, Hong Y. Contabilidade e finanças para não especialistas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
FERREIRA, José A. S. Contabilidade de custos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MACHADO, Luiz H. M. (Org.). Sistema financeiro nacional. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. AVALIAÇÃO
PROCEDIMENTOS CRITÉRIOS
1. Atividade Pedagógica
Online. (peso 4)
Atividade on-line: deve ser realizada individualmente, com ou sem a presença do tutor. Para realizar a atividade, acesse o LINK AVALIAÇÕES na página da disciplina.
2. Participação na Rádio Web.
Quando for disponibilizada o aluno poderá ouvir ao vivo ou a gravação.
3. Participação nos chats.
Chat para interação dos alunos e discussão de assuntos referentes à disciplina nos momentos de Rádio Web e transmissões ao vivo.
4. Participação nos fóruns.
Fórum para discussão de assuntos referentes à disciplina. Momento de interação entre os alunos e participação facultativa.
5. Tutoria local e central.
Entre em contato sempre que precisar para esclarecer dúvidas ou fazer solicitações através do link Tutoria.
6. Prova objetiva online em polo presencial (peso 6)
Realizada individualmente, com a presença do orientador educacional no polo de apoio presencial e sem consulta. Realização através do aplicativo instalado no computador do polo. Verifique o cronograma na página inicial do UNIVIRTUS.
Instruções importantes:
• A avaliação contém 10 questões objetivas, escolhidas pelo sistema randomicamente;
• Confira se assinalou todas as questões;
• Para cada questão, escolha somente uma das alternativas de resposta;
• Você deverá concluir a avaliação em 1 (uma) hora;
 O seu gabarito será disponibilizado logo após o término do prazo para realização desta avaliação.


Essa pergunta também está no material:

Plano_de_Ensino_Financas_Corporativas
2 pág.

Finanças Corporativas Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O plano de ensino apresentado refere-se à disciplina de Finanças Corporativas, com carga horária de 30 horas. O professor responsável é Franciele Lourenco. A ementa da disciplina abrange tópicos como orçamento de capital, avaliação de ativos, métodos de análise de investimentos (VPL, TIR e payback), análise de projetos mutuamente excludentes e com prazos diferentes, análise de projetos sob condições de incerteza, fusões e aquisições, estrutura e custo de capital, entre outros. A bibliografia básica indicada para a disciplina inclui os seguintes livros: - "Finanças corporativas: análise de demonstrativos contábeis e de investimentos" de Rene G. Andrich et al. - "Gestão corporativa: teoria e prática" de José C. Carota e Roberto D. Filho. - "Finanças corporativas: conceitos e aplicações" de José A. S. Ferreira. Já a bibliografia complementar sugerida é composta pelos seguintes livros: - "Contabilidade e finanças para não especialistas" de Hong Y. Ching. - "Contabilidade de custos" de José A. S. Ferreira. - "Sistema financeiro nacional" organizado por Luiz H. M. Machado. A avaliação da disciplina envolve diferentes procedimentos e critérios, como atividades pedagógicas online, participação na Rádio Web, chats e fóruns, tutoria local e central, além de uma prova objetiva online realizada em polo presencial. Lembrando que essas informações são baseadas no plano de ensino fornecido e podem estar sujeitas a alterações. É importante consultar o professor responsável e o material atualizado da disciplina para obter informações mais precisas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais