Buscar

A dignidade da pessoa humana, além de fundamento da República, é o vetor de interpretação de todas as normas. Qual é o papel da dignidade humana no...

A dignidade da pessoa humana, além de fundamento da República, é o vetor de interpretação de todas as normas.
Qual é o papel da dignidade humana no ordenamento constitucional brasileiro e como sua aplicação afeta a igualdade no exercício dos direitos fundamentais?


A dignidade humana é um princípio secundário do ordenamento constitucional e não afeta diretamente a igualdade no exercício dos direitos fundamentais.
A dignidade humana garante a igualdade apenas aos indivíduos que exercem sua cidadania plenamente.
A dignidade humana garante a igualdade a todos os indivíduos, independentemente de sua condição social, assegurando-lhes o mínimo existencial.
A dignidade humana garante a igualdade somente aos indivíduos que possuem as condições mínimas de sobrevivência e subsistência.
A dignidade humana garante a igualdade apenas aos indivíduos que não possuem antecedentes criminais.

Essa pergunta também está no material:

Prova Teoria Constitucional
4 pág.

Teoria da Constituição e dos Direitos Fundamentais Faculdade ÚnicaFaculdade Única

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No ordenamento constitucional brasileiro, o papel da dignidade humana é fundamental. Ela é considerada um princípio fundamental e vetor de interpretação de todas as normas. Sua aplicação afeta a igualdade no exercício dos direitos fundamentais, garantindo a igualdade a todos os indivíduos, independentemente de sua condição social. A dignidade humana assegura a todos o mínimo existencial, ou seja, as condições mínimas de sobrevivência e subsistência. Portanto, a alternativa correta é: "A dignidade humana garante a igualdade a todos os indivíduos, independentemente de sua condição social, assegurando-lhes o mínimo existencial."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais