Buscar

Existem alguns modelos que explicam a história natural da doença. Sobre eles, podemos afirmar: (Fonte: ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Módulos ...

Existem alguns modelos que explicam a história natural da doença. Sobre eles, podemos afirmar:

(Fonte: ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Módulos de princípios de epidemiologia para o controle de enfermidades. Módulo 2: Saúde e doença na população. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde, 2010. 48 p.)

a) Os modelos que explicam a história natural da doença são propostas que buscam estabelecer um conjunto de processos, que incluem os diferentes fatores relacionados à prevenção da doença

b) No modelo tradicional da história natural da doença há o período pré-patogênico (interação agente, ambiente e hospedeiro) e o período patogênico (quando o homem apresenta os sinais e sintomas).

c) Há um modelo em que os casos clínicos da doença percorrem uma fase pré-clínica e evoluem para a fase clínica mesmo na presença de alguma intervenção. Neste modelo existem o período de incubação e o pré-patogênico.

d) No modelo tradicional é possível definir claramente as diferentes medidas de prevenção, que são realizadas de acordo com o momento em que o óbito ocorre.

e) O modelo de determinação social do processo saúde-doença se destaca pela elaboração de ações baseadas com foco na promoção de saúde e com foco na atenção secundária de atenção.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentre as alternativas apresentadas, a alternativa correta é a letra B) No modelo tradicional da história natural da doença há o período pré-patogênico (interação agente, ambiente e hospedeiro) e o período patogênico (quando o homem apresenta os sinais e sintomas).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais