Buscar

IDENTIFIQUE A QUESTÃO CORRETA E JUSTIFIQUE AS INCORRETAS. 01. Assinale a alternativa correta. a) O habeas data destina-se a assegurar o conhecime...

IDENTIFIQUE A QUESTÃO CORRETA E JUSTIFIQUE AS INCORRETAS.


01. Assinale a alternativa correta.
a) O habeas data destina-se a assegurar o conhecimento de quaisquer informações relativas à pessoa do impetrante, exclusivamente constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais, bem como para retificação de dados, quando não se prefira fazê-la por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
b) Somente o brasileiro nato é parte legítima para propor ação popular.
c) Qualquer partido político possui legitimidade para propor mandado de segurança coletivo.
d) O mandado de injunção será concedido sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
e) São gratuitas as ações de habeas data, habeas corpus e mandado de segurança e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
02. O remédio constitucional adequado para postular judicialmente a emissão de certidão de antecedentes criminais é:
a) a ação popular.
b) o habeas corpus.
c) o mandado de injunção.
d) o habeas data.
e) o mandado de segurança.
03. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, pode ser extraditado o brasileiro naturalizado, em caso de crime comum, praticado anteriormente à naturalização ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecente e drogas afins, na forma da lei. Portanto, a afirmação acima está:
a) incorreta, porque o brasileiro nato também pode ser extraditado.
b) totalmente incompatível com o que dispõe a Constituição no capítulo dos Direitos e Deveres individuais e coletivos.
c) incorreta, porque a prática do crime comum não autoriza a extradição.
d) totalmente compatível com o que dispõe a Constituição no capítulo dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos.
04. A garantia da inafastabilidade do controle jurisdicional, prevista no artigo 5o, inciso XXXV, da Constituição Federal de 1988, traduz para o nosso ordenamento jurídico o direito fundamental ao acesso à justiça. Dentre as alternativas abaixo, assinale qual representa uma hipótese de violação ao referido direito constitucional fundamental.
a) A ausência de estipulação de um valor-teto para a taxa judiciária, calculada em percentual aplicado sobre o valor da causa ou sobre o valor da condenação.
b) A extinção de ação popular, firmada exclusivamente pela parte, por ausência de capacidade postulatória.
c) A exigência do depósito prévio do valor da multa processual, aplicada em razão da interposição de recurso inadmissível ou infundado, como condição para a interposição de qualquer outro recurso.
d) A instituição de juízo arbitral para a solução de controvérsias privadas, envolvendo direitos patrimoniais disponíveis, de modo a que o mérito do conflito não possa ser posteriormente submetido ao Poder Judiciário.
e) A exigência da comprovação, pela parte necessitada, da alegada insuficiência de recursos para prover, sem prejuízo próprio ou de sua família, as despesas processuais, como requisito para concessão do benefício da justiça gratuita.
05. Acerca dos direitos e das garantias fundamentais, é CORRETO afirmar:
a) é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, em todos os casos, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
b) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
c) são direitos do preso permanecer calado; a assistência da família e de advogado; e a identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial.
d) são crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.
e) é garantido o direito de propriedade, que atenderá a sua função social, sendo que a desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição, assegurado o direito de contestá-la judicialmente.

Essa pergunta também está no material:

Curso - Assistente Técnico Administrativo do MF - ATA
3 pág.

Direito Constitucional I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

01. A alternativa correta é a letra A. O habeas data destina-se a assegurar o conhecimento de quaisquer informações relativas à pessoa do impetrante, exclusivamente constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais, bem como para retificação de dados, quando não se prefira fazê-la por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Justificativas das alternativas incorretas: - Alternativa B: Somente o brasileiro nato é parte legítima para propor ação popular. Essa afirmação está incorreta, pois tanto o brasileiro nato quanto o naturalizado têm legitimidade para propor ação popular. - Alternativa C: Qualquer partido político possui legitimidade para propor mandado de segurança coletivo. Essa afirmação está incorreta, pois apenas os partidos políticos com representação no Congresso Nacional têm legitimidade para propor mandado de segurança coletivo. - Alternativa D: O mandado de injunção será concedido sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. Essa afirmação está correta, não sendo uma justificativa incorreta. - Alternativa E: São gratuitas as ações de habeas data, habeas corpus e mandado de segurança e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania. Essa afirmação está correta, não sendo uma justificativa incorreta. 02. O remédio constitucional adequado para postular judicialmente a emissão de certidão de antecedentes criminais é o habeas data (alternativa D). 03. A afirmação está correta, pois a Constituição permite a extradição do brasileiro naturalizado em caso de crime comum praticado anteriormente à naturalização ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecente e drogas afins (alternativa D). 04. A hipótese de violação ao direito fundamental ao acesso à justiça é a alternativa D, que menciona a instituição de juízo arbitral para a solução de controvérsias privadas, envolvendo direitos patrimoniais disponíveis, de modo a que o mérito do conflito não possa ser posteriormente submetido ao Poder Judiciário. 05. A alternativa correta é a letra A. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, em todos os casos, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais