Buscar

Patrimônio Líquido Social O Patrimônio Líquido é definido no Pronunciamento Conceitual Básico, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), como o...

Patrimônio Líquido Social

O Patrimônio Líquido é definido no Pronunciamento Conceitual Básico, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), como o “interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos” e um dos seus mais importantes componentes é o capital social, que corresponde a origem do patrimônio da pessoa jurídica, com o qual os sócios fundadores tornaram possível o início da vida econômica da sociedade, e que são os beneficiários de seus resultados. Assim, conforme Lima e Freitag, como o objetivo das entidades sem fins lucrativos é atender à sociedade tornou-se necessária uma diferenciação e, então, foi acrescido ao Patrimônio Líquido o termo social, em vista do resultado patrimonial da entidade não pertencer aos seus fundadores e sim à sociedade.

A propósito discuta a formação do Patrimônio Líquido Social das entidades sem finalidade lucrativa e a apropriação das receitas e despesas.


 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Patrimônio Líquido Social é definido no Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) como o "interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos". É um dos componentes mais importantes do Patrimônio Líquido e inclui o capital social, que representa a origem do patrimônio da pessoa jurídica e é utilizado pelos sócios fundadores para iniciar a vida econômica da sociedade. Nas entidades sem finalidade lucrativa, como o objetivo é atender à sociedade, houve a necessidade de diferenciar o Patrimônio Líquido, acrescentando o termo "social", uma vez que os resultados patrimoniais não pertencem aos fundadores, mas sim à sociedade. A formação do Patrimônio Líquido Social nessas entidades ocorre por meio das contribuições dos sócios, doações, subvenções, entre outros. A apropriação das receitas e despesas é realizada de acordo com os princípios contábeis, registrando-se as receitas quando são auferidas e as despesas quando são incorridas, visando a apresentação correta do resultado patrimonial.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais