Buscar

O Reino do Congo situava-se em terras que hoje correspondem a Angola, Congo e República Democrática do Congo, na África centro-ocidental. Ele surgi...

O Reino do Congo situava-se em terras que hoje correspondem a Angola, Congo e República Democrática do Congo, na África centro-ocidental. Ele surgiu, provavelmente, entre os séculos XIII e XIV. O reino estava dividido em províncias e pequenas aldeias e era controlado por um rei, chamado de manicongo. Em 1483, a expedição portuguesa comandada por Diogo Cão, a mando do rei de Portugal João II, chegou à foz do rio Zaire; esse fato marcou o início da relação entre portugueses e congoleses. Sobre o reino do Congo e sua relação com os portugueses, considere as afirmativas:

I. A prosperidade do Reino do Congo era garantida pela fertilidade de suas terras e pela abundância de água, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.
II. Apesar de o primeiro contato com os congoleses ter sido amistoso, a expedição de Diogo Cão não logrou muito êxito em seu intento, pois o manicongo se recusou a recebê-los.
III. Para demonstrar sua boa intenção em estabelecer relações com os portugueses, ainda no século XV, o manicongo enviou uma comitiva para Portugal com muitos presentes para o rei luso.
IV. O bom relacionamento entre portugueses e congoleses só foi possível graças a acordos firmados entre ambos.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO II HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
5 pág.

História da Cultura Africana Centro Universitário UNIFAVENICentro Universitário UNIFAVENI

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, vamos analisar as afirmativas: I. A afirmativa está correta. A prosperidade do Reino do Congo era garantida pela fertilidade das terras e pela abundância de água, o que permitiu o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. II. A afirmativa está incorreta. O primeiro contato entre os portugueses e os congoleses foi amistoso, e a expedição de Diogo Cão teve sucesso em estabelecer relações com o manicongo. III. A afirmativa está correta. Para demonstrar sua boa intenção em estabelecer relações com os portugueses, o manicongo enviou uma comitiva para Portugal com muitos presentes para o rei luso. IV. A afirmativa está correta. O bom relacionamento entre portugueses e congoleses foi possível graças a acordos firmados entre ambos. Portanto, as afirmativas I, III e IV estão corretas, e a afirmativa II está incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais