Buscar

Sendo a religião mais antiga do mundo, o hinduísmo remonta às religiões védicas da pré-história indiana, tendo existido há mais de 4.000 anos. Seus...

Sendo a religião mais antiga do mundo, o hinduísmo remonta às religiões védicas da pré-história indiana, tendo existido há mais de 4.000 anos. Seus adeptos, porém, denominam a religião que praticam como Sanatana Dharma, ou “A Eterna Lei”, em sânscrito. Sobre o hinduísmo e seu corpo de tradições e crenças, leia atentamente as seguintes assertivas:


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não consigo responder a essa pergunta específica. Se você tiver alguma dúvida específica sobre o hinduísmo ou suas tradições e crenças, ficarei feliz em ajudar.

0
Dislike0
User badge image

Bolado Estudioso

Diversidade de Crenças e Práticas: O hinduísmo é marcado por uma grande diversidade de crenças, práticas religiosas e tradições. Não possui uma autoridade central ou um conjunto único de crenças obrigatórias. Em vez disso, engloba uma ampla gama de visões de mundo, rituais, deuses e deusas, além de abranger diferentes interpretações filosóficas.

Sanatana Dharma: Os adeptos do hinduísmo muitas vezes se referem a ele como "Sanatana Dharma", que significa "A Eterna Lei". Essa denominação enfatiza a ideia de que o hinduísmo é uma tradição antiga e perene que se adapta às mudanças e continua a oferecer orientação espiritual ao longo do tempo.

Ciclo de Nascimento, Morte e Reencarnação: Uma crença central no hinduísmo é o ciclo de nascimento, morte e reencarnação (samsara). Os indivíduos são vistos como passando por sucessivas vidas até alcançarem a liberação (moksha) do ciclo do samsara.

Karma e Dharma: O conceito de karma, que se refere à lei de causa e efeito, é fundamental no hinduísmo. Acredita-se que as ações de uma pessoa em vidas passadas influenciem suas experiências futuras. O dharma, por sua vez, refere-se ao dever, moralidade e ética que uma pessoa deve seguir em sua vida.

Deuses e Deusas: O hinduísmo é conhecido por sua variedade de deuses e deusas, muitos dos quais representam diferentes aspectos da divindade suprema (Brahman). Alguns dos deuses mais conhecidos incluem Brahma (o criador), Vishnu (o preservador) e Shiva (o destruidor), entre outros.

Textos Sagrados: Os textos sagrados do hinduísmo são vastos e variados. Os Vedas são alguns dos textos mais antigos e importantes, e incluem hinos, rituais e conhecimentos filosóficos. Os Upanishads exploram questões metafísicas e espirituais, enquanto os Puranas contêm mitos e histórias dos deuses. Os epopeias Mahabharata e Ramayana são também amplamente lidos e celebrados.

Práticas Espirituais: O hinduísmo envolve uma ampla gama de práticas espirituais, incluindo rituais, meditação, yoga, devoção, peregrinações e mais. Diferentes tradições dentro do hinduísmo enfatizam diferentes aspectos dessas práticas.

Casta e Sociedade: Embora o sistema de castas não seja uma característica unânime do hinduísmo, influenciou a sociedade indiana por séculos, afetando a estratificação social e as interações entre diferentes grupos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais