Buscar

Assim como os demais direitos fundamentais, a segurança pública é uma conquista do processo histórico das lutas de classe. Sendo assim, como ela po...

Assim como os demais direitos fundamentais, a segurança pública é uma conquista do processo histórico das lutas de classe. Sendo assim, como ela pode ser definida?


(x)A. A segurança pública é concretizada a partir de um conjunto de ações desenvolvidas por todos os entes da Federação. Esta garantia está expressa na Constituição Federal de 1988. Conforme a Constituição Federal de 1988, em seu art. 144, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Assim, é considerada um direito fundamental de segunda dimensão e não de terceira. Esse direito necessita de ações positivas por parte do Estado. As ações que concretizam esses direitos devem ser preventivas e contenciosas. A segurança pública não se concretiza apenas com a atuação do policiamento, mas com um conjunto de ações.
B. Diante da divisão dos direitos fundamentais estabelecida por Norberto Bobbio, a segurança pública pode ser considerada um direito fundamental de terceira dimensão, visto que sua natureza se estabelece na solidariedade. Conforme a Constituição Federal de 1988, em seu art. 144, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Assim, é considerada um direito fundamental de segunda dimensão e não de terceira. Esse direito necessita de ações positivas por parte do Estado. As ações que concretizam esses direitos devem ser preventivas e contenciosas. A segurança pública não se concretiza apenas com a atuação do policiamento, mas com um conjunto de ações.
C. As ações contenciosas se colocam como prima ratio da finalidade da segurança pública. A prevenção deve ser vista como um valor corolário desse direito. Conforme a Constituição Federal de 1988, em seu art. 144, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Assim, é considerada um direito fundamental de segunda dimensão e não de terceira. Esse direito necessita de ações positivas por parte do Estado. As ações que concretizam esses direitos devem ser preventivas e contenciosas. A segurança pública não se concretiza apenas com a atuação do policiamento, mas com um conjunto de ações.
D. A segurança pública, garantida pela Constituição Federal de 1988, está delimitada à atuação das Polícias Cívil, Militar e Federal, órgãos responsáveis pela aplicação dos direitos humanos. Conforme a Constituição Federal de 1988, em seu art. 144, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Assim, é considerada um direito fundamental de segunda dimensão e não de terceira. Esse direito necessita de ações positivas por parte do Estado. As ações que concretizam esses direitos devem ser preventivas e contenciosas. A segurança pública não se concretiza apenas com a atuação do policiamento, mas com um conjunto de ações.
E. A polícia é o principal fundamento da segurança pública. A sua atuação deve ser pautada sempre de forma contenciosa e ligada ao combate das práticas criminais, conforme a Constituição Federal de 1988. Conforme a Constituição Federal de 1988, em seu art. 144, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Assim, é considerada um direito fundamental de segunda dimensão e não de terceira. Esse direito necessita de ações positivas por parte do Estado. As ações que concretizam esses direitos devem ser preventivas e contenciosas. A segurança pública não se concretiza apenas com a atuação do policiamento, mas com um conjunto de ações.

Essa pergunta também está no material:

Segurança pública e direitos humanos
6 pág.

Segurança Pública Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a A) A segurança pública é concretizada a partir de um conjunto de ações desenvolvidas por todos os entes da Federação. Esta garantia está expressa na Constituição Federal de 1988. Conforme a Constituição Federal de 1988, em seu art. 144, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Assim, é considerada um direito fundamental de segunda dimensão e não de terceira. Esse direito necessita de ações positivas por parte do Estado. As ações que concretizam esses direitos devem ser preventivas e contenciosas. A segurança pública não se concretiza apenas com a atuação do policiamento, mas com um conjunto de ações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais